Covid-19

Covid: Surto em lar de idosos de Santa Eufémia já fez duas mortes

17 nov 2020 12:30

No Lar Eira da Torre, em Santa Eufémia, Leiria, estão já confirmadas infecções em 20 utentes e em quatro funcionárias. Há mais testes a decorrer.

covid-surto-em-lar-de-idosos-de-santa-eufemia-ja-fez-duas-mortes
Entre os 56 utentes, há já 20 casos de infecção confirmados e estão a ser feitos mais testes
Maria Anabela Silva

Um surto de Covid-19 no Lar Eira da Torre, em Santa Eufémia, concelho de Leiria, já fez duas vítimas mortais, dois utentes de 94 e 95 ano.

Estão ainda confirmados 20 casos positivos entre os 56 utentes e quatro entre os funcionários. Este número poderá, no entanto, aumentar, atendendo a que há mais pessoas a serem testadas, adianta Vanessa Póvoa, directora-técnica da instituição, que fala em “pesadelo”.

A responsável conta que o primeiro caso foi detectado no passado dia 5, “no âmbito dos testes regulares de controlo” efectuados pela Segurança Social aos funcionários deste tipo de instituições. “Começaram a surgir utentes com sintomas. Nesse mesmo dia, os utentes passaram a ficar isolados no seus quartos”, refere, adiantando que os casos confirmados estão numa ala do lar, específica para doentes Covid.

Dos 20 utentes que testaram positivo, cinco encontram-se hospitalizados. Entre os funcionários, além dos quatro infectados, há mais cindo em isolamento, sendo que os primeiros que estiveram nessa situação “já regressaram” às funções, depois de terem cumprido quarentena.

Entretanto, o lar já foi reforçado com dois elementos das brigadas de intervenção rápida, disponibilizadas pela Segurança Social.

Vanessa Póvoa descreve a situação como “muito difícil, um pesadelo” e enaltece “todo o apoio” que tem sido disponibilizado quer pelo Centro Distrital da Segurança Social quer pela Saúde Pública. “Têm-nos prestado um excelente acompanhamento, de grande proximidade e suporte”, afirma.

A directora-técnica do Lar Eira da Terra reconhece que a idade avançada dos utentes - “grande parte acima dos 85 anos” -, associada ao facto de muitos deles terem “problemas de saúde, nomeadamente ao nível respiratório”, tem dificultado o controlo da situação.