Covid-19

Covid-19: Vacinação agendada para esta terça-feira cancelada

15 mar 2021 21:06

DGS suspende inoculação com AstraZeneca

covid-19-vacinacao-agendada-para-esta-terca-feira-cancelada
Vacinação agendada para amanhã não se vai realizar na região
Ricardo Graça
Redacção/Agência Lusa

As autoridades de saúde portuguesas decidiram hoje suspender o uso da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 por motivos de "precaução" e "saúde pública".

A decisão foi anunciada pela autoridade do medicamento (Infarmed) e surge após vários países europeus também já terem suspendido a administração desta vacina devido a relatos de aparecimento de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas.

Nesse sentido, o grupo coordenador da vacinação do Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral apela a todos os cidadãos que tinham agendamento da sua vacina para amanhã, dia 16 de Março, para que não se desloquem aos Centros de Vacinação Covid-19, pois esta não se realizará.

"Assim que tivermos novas informações ou orientações voltaremos a convocar todos os utentes", refere uma nota do ACeS Pinhal Litoral, que integra os concelhos de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós. 

“A Direcção-Geral da Saúde [DGS] e o Infarmed recomendaram hoje a interrupção temporária da administração da vacina da AstraZeneca, tendo por base o princípio de precaução em saúde pública”, afirmou o presidente do Infarmed, Rui Ivo, numa conferência de imprensa em que esteve também presente o coordenador da task force para a vacinação contra a Covid-19, Henrique Gouveia e Melo, e a directora-geral da Saúde, Graça Freitas.

A farmacêutica anglo-sueca já disse que não há motivo para preocupação com a sua vacina e que houve menos casos de trombose relatados nas pessoas que receberam a injeção do que na população em geral.

“Se foi vacinado, mantenha-se tranquilo. Estas reacções são extremamente raras e no nosso país não foram reportados fenómenos semelhantes aos encontrados nos outros países”, afirmou Graça Freitas.

Segundo a responsável da DGS, "apesar de as reações adversas mencionadas serem extremamente graves, também são extremamente raras”, não estando identificado o nexo de casualidade entre esta vacina e as situações de coágulos sanguíneos registados em outros países.

Dirigindo-se às pessoas que já receberam a vacina da AstraZeneca em Portugal, Graça Freitas apelou ainda para que se mantenham atentas a sintomas de mal-estar durante alguns dias.

“Sobretudo, se este mal-estar for acompanhado de nódoas negras ou hemorragias cutâneas, não hesite e consulte um médico”, salientou Graça Freitas, ao assegurar que o Ministério da Saúde e o Infarmed “mantêm toda a confiança na vacinação contra a Covid-19” e apelam a todos para que continuem a vacinar-se de acordo com o calendário previsto.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmaram que os dados disponíveis não sugerem que a vacina da AstraZeneca tenha causado os coágulos e que as pessoas podem continuar a ser imunizadas com esse fármaco.