Desporto

Covid-19: recordista do Guinness Carlos Vieira já não pedalará pela paz na Austrália

16 mar 2020 13:46

Bombeiro-ciclista, foi forçado a cancelar a sua próxima aventura, 'Pedalar pela paz na Austrália', que começaria a 15 de Abril

covid-19-recordista-do-guinness-carlos-vieira-ja-nao-pedalara-pela-paz-na-australia
Carlos Vieira é uma das figuras populares da cidade de Leiria
Ricardo Graça/Arquivo

Aos 67 anos, Carlos Vieira preparava-se para mais uma grande aventura. Já depois de "Pedalar pela paz em Israel" e de ter percorrido os continentes europeu e americano montado na sua bicicleta, pretendia agora "Pedalar pela paz na Austrália".

No entanto, tendo em conta o desenvolvimento da situação a nível global do Covid-19 e obedecendo às recomendações que recebeu de entidades competentes, "nacionais e internacionais", o bombeiro-ciclista viu-se obrigado a "adiar" a sua deslocação á Austrália. Previa percorrer 4.130 quilómetros, com partida a 15 de Abril, em Adelaide, e chegada a 10 de Maio, em Port Douglas.

Recebido pelo Papa João Paulo II e pelo Papa Francisco após duas ligações entre Leiria e o Vaticano, Carlos Vieira ficou nos anais da história de Leiria quando, em 1983, esteve 193 horas sem parar em cima da bicicleta na zona anexa ao Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa. Escreveu então, pela primeira vez, o seu nome no Guinness Book of Records.