Sociedade

Covid-19: Politécnico de Leiria substitui aulas presenciais por ensino online

13 mar 2020 20:12

As cantinas irão funcionar em horário alargado para evitar a aglomeração de pessoas

covid-19-politecnico-de-leiria-substitui-aulas-presenciais-por-ensino-online
Todos os serviços serão encerrados ao público presencialmente
Ricardo Graça
Redacção/Agência Lusa

O Politécnico de Leiria anunciou hoje que vai suspender todas as aulas presenciais, substituindo-as por actividades lectivas online, levando a efeito o encerramento das cinco escolas como determinação do Governo.

Dando sequência às determinações do Conselho de Ministros, o Politécnico de Leiria aprovou “um conjunto de medidas extraordinárias e de carácter urgente de resposta à situação epidemiológica do Covid-19”, que inclui a “suspensão de todas as actividades lectivas e não lectivas com presença de estudantes” em todas as escolas desta instituição.

A partir de segunda-feira e até dia 09 serão suspensas as actividades lectivas presenciais nas escolas, com substituição por actividades lectivas online. As residências de estudantes mantêm o seu funcionamento, “de forma a garantir o apoio indispensável aos estudantes”.

As cantinas irão funcionar em horário alargado para evitar a aglomeração de pessoas e terão uma lotação reduzida para 25% de capacidade comparativamente ao período de funcionamento normal. Será ainda disponibilizado um serviço de ‘take away’. Todos os serviços serão encerrados ao público presencialmente. Todos os assuntos poderão ser tratados através dos portais próprios, e-mail, telefone e correio postal, informa ainda a instituição.

O teletrabalho será privilegiado entre os colaboradores, de modo a assegurar a normalidade de funcionamento dos serviços, com rotatividade de equipas. Está assegurada a manutenção de serviços mínimos de investigação e prestação de serviços à comunidade, mas serão suspensas as actividades de investigação e prestação de serviços presenciais, privilegiando o recurso ao teletrabalho sempre que possível.

Estas medidas são adotadas até ao dia 9 de abril, podendo ser reavaliadas a qualquer momento. O Politécnico de Leiria revelou ainda que, “à data de hoje, não há conhecimento de casos de infecção por Covid-19 na sua comunidade académica, nem na região”.

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detectado em dezembro de 2019, na China, e já provocou quase cinco mil mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

O número de infectados ultrapassou as 130 mil pessoas, com casos registados em mais de 100 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 112 casos confirmados.