Covid-19

Covid-19: Politécnico de Leiria já realizou mais de 4.500 testes na comunidade académica

24 abr 2021 10:45

Testagem envolveu alunos, professores, investigadores e técnicos. Resultados foram “todos” negativos.

covid-19-politecnico-de-leiria-ja-realizou-mais-de-4500-testes-na-comunidade-academica
Testes serão repetidos dentro de um mês.
Ricardo Graça

Nas últimas duas semanas, o Politécnico de Leiria testou mais de 4.500 pessoas em toda a comunidade académica, entre alunos, professores, investigadores e técnicos, sendo que, até ao momento, “todos” os resultados foram negativos.

Na próxima semana, a instituição prevê realizar mais três mil testes.

A testagem massiva para a Covid-19 está a decorrer nas seis unidades de rastreio instaladas em todos os campi de Leiria, Caldas da Rainha e Peniche, e no Núcleo de Formação em Torres Vedras. 

“O balanço do processo de testagem na instituição é muito positivo, já que todos os resultados foram negativos”, refere uma nota de imprensa. 

Citado nesse comunicado, Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, frisa que se trata de uma operação “exigente, com elevado investimento financeiro e de recursos humanos”, mas que tem “gerado uma confiança adicional” na retoma às actividades presenciais. 

O Politécnico iniciou o processo de testagem na semana passada, com a realização de testes rápidos a professores, investigadores, técnicos e bolseiros de investigação. 

Na última segunda-feira, 19 de Abril, dia em que foram retomadas as actividades lectivas presenciais, a instituição iniciou a testagem aos estudantes. 

“Esta pandemia só pode ser combatida com muita testagem, muito mais vacinação e com comportamentos sociais responsáveis. Este é o compromisso do Politécnico de Leiria, que só tem sido possível com muita dedicação e competência de todos, estudantes, professores, investigadores e técnicos”, afirma Rui Pedrosa.
 
O Politécnico de Leiria vai continuar a realizar testes na comunidade académica de forma contínua, sendo que, uma vez por mês, irá promover novas testagens massivas junto de todos os estudantes, professores, investigadores e pessoal técnico. 

Nos concelhos onde se registem mais de 120 casos por 100 mil habitantes, a estratégia passará por serem realizados testes em massa de 14 em 14 dias.  

Esta “mega-operação” envolve mais de 80 enfermeiros, assim como o centro de diagnóstico para a Covid-19 do Politécnico, para além do apoio de docentes, investigadores, técnicos e estudantes.

Sendo este um processo voluntário, a instituição está ainda a promover uma campanha de sensibilização junto da comunidade académica.

Essa acção conta com o apoio das associações de estudantes e de micro-influenciadores, “um grupo de 15 estudantes do Politécnico de Leiria que apoia a comunidade académica em prol do controlo e mitigação da pandemia por SARS-CoV-2”, realça aquela nota de imprensa.