Covid-19

Covid-19: Pico da pandemia esperado a 14 de Abril

21 mar 2020 13:14

Infectados com Covid-19 podem ser tratados em casa

covid-19-pico-da-pandemia-esperado-a-14-de-abril
Hospital de Leiria já tem duas áreas distintas para atender doentes com e sem Covid-19
Ricardo Graça

A ministra da Saúde, Marta Temido, revelou hoje que o pico da pandemia Covid-19 em Portugal pode ser atingido em meados de Abril.

Na conferência de imprensa de hoje, Marta Temido explicou que, “de acordo, com a evolução do número de casos de Covid-19 em Portugal e com os cálculos das estimativas epidemiológicas disponíveis, estima-se, com base naquilo que tem sido a evolução da incidência, que a data prevista para a ocorrência do pico da curva epidemiológica se situe à volta do dia 14 de Abril".

A ministra anunciou ainda que na próxima quinta-feira vai ser adoptado um novo modelo para os doentes com Covid-19.

Além de serem garantidas duas áreas diferentes em hospitais e centros de saúde para doentes com o novo coronavírus e para os que padecem de outras patologias, Marta Temido afirmou que haverá mais doentes a serem seguidos no seu domicílio, como já está a suceder.

Mais equipamentos de protecção individual para os profissionais de saúde e um maior número de testes disponíveis foram outras garantias deixadas pela governante, ao afirmar que todos os idosos que tenham alta e sejam encaminhados para as unidades de cuidados continuados ou para os lares farão um teste ao Covid-19 para garantir que não estão infectados e evitar o contágio.

“Temos de ser cuidadosos quando falamos de uma população que é a mais frágil e que tem mais morbilidades associadas.”

Os profissionais de saúde também têm assegurado o acesso “prioritário” aos testes ao Covid-19 e aos equipamentos de protecção individual, cuja distribuição será reforçada nos próximos dias, assegurou a ministra.