Covid-19

Covid-19: Nazaré e Pombal pintados a laranja. Leiria e outros quatro a amarelo

21 nov 2020 19:21

Governo acrescenta níveis à lista de concelhos em risco e divide País em quatro. Restrições entram em vigor na terça-feira.

covid-19-nazare-e-pombal-pintados-a-laranja-leiria-e-outros-quatro-a-amarelo

O Governo acrescentou hoje mais dois níveis de risco elevado aos concelhos abrangidos pelas medidas especiais de combate à Covid-19, mantendo 47 municípios em risco “extremamente elevado”, o mais alto na escala.

Numa conferência de imprensa, o primeiro-ministro, António Costa, destacou que os concelhos vão estar divididos consoante os níveis de risco em “extremamente elevado”, “muito elevado”, “elevado” e “moderado” e será “em função destes critérios de risco” que “nos próximos meses serão “modeladas as medidas a adoptar para que se ajustem o melhor possível à realidade efetiva em cada concelho”.

Em risco “extremamente elevado”, pintados a vermelho, estão 47 concelhos, por apresentarem mais de 960 casos de doença por 100 mil habitantes. Não há concelhos do distrito de Leiria nessa situação.

No nível “muito elevado”, a cor-de-laranja, estão 80 concelhos por apresentarem mais de 480 novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, entre eles Nazaré e Pombal.

Restrições

Concelhos de risco muito elevado (Nazaré e Pombal)

- proibição de circulação na via pública entre as 23h e as 5h em todos os dias

- acção de fiscalização do cumprimento de teletrabalho obrigatório

- manutenção dos horários de encerramento: estabelecimentos comerciais às 22h, restaurantes e equipamentos culturais às 22h30

- sábados, domingos e feriados de 1 e 8 de Dezembro: proibição de circulação na via pública e encerramento de estabelecimentos comerciais entre as 13h e as 5h

- nos dias 30 de Novembro e 7 de Dezembro (véspera de feriados): encerramento dos estabelecimentos comerciais a partir das 15h.

Concelhos de risco elevado (Leiria, Marinha Grande, Alcobaça, Batalha e Porto de Mós)

- proibição de circulação na via pública entre as 23h e as 5h em todos os dias

- acção de fiscalização do cumprimento de teletrabalho obrigatório

- manutenção dos horários de encerramento: estabelecimentos comerciais às 22h, restaurantes e equipamentos culturais às 22h30

 

Em risco elevado encontram-se 86 concelhos, com mais de 240 e até 480 casos por 100 mil habitantes. Entram neste patamar amarelo Leiria, Marinha Grande, Alcobaça, Batalha e Porto de Mós.

Em risco “moderado” estão 65 concelhos, com menos de 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Na zona branca estão Peniche, Óbidos, Caldas da Rainha, Bombarral, Alvaiázere, Ansião, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera e Pedrógão Grande.

António Costa sublinhou que a lista é dinâmica e será revista de 15 em 15 dias, alinhada com a revisão do estado de emergência. Estas medidas entram em vigor na terça-feira.