Covid-19

Covid-19: Nazaré cancela Carnaval e festejos associados à época

21 jan 2021 18:26

Presidente da Câmara admite que, durante o período carnavalesco, haja “um reforço de vigilância para dissuadir eventuais concentrações espontâneas alheias à autarquia”.

covid-19-nazare-cancela-carnaval-e-festejos-associados-a-epoca
Redacção/Agência Lusa

A Câmara da Nazaré anunciou, esta quinta-feira, não irá promover qualquer evento relacionado com o Carnaval de forma de desincentivar aglomerações relacionadas com a festa que tradicionalmente atrai à vila mais de 80 mil foliões.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do Município, Walter Chicharro, lembra que “logo no primeiro dia do ano foi dado um sinal nesse sentido, com a não apresentação dos Reis e da Marcha Geral”, que na Nazaré marcam anualmente o encerramento dos festejos da Passagem de Ano que, devido à pandemia de Covid-19, também não se realizaram.

A Marcha Geral é uma das primeiras iniciativas no âmbito do Carnaval da Nazaré, envolvendo colectividades e grupos organizados que, após divulgado o tema, compõem marchas entre as quais é escolhida a marcha oficial para cada edição.

A iniciativa “é fervorosamente seguida nas redes sociais, por milhares de pessoas”, pelo que a Câmara entendeu este ano “não se associar a qualquer tipo de evento, ainda que promovido por meios digitais, para não incentivar a que grupos espontâneos possam surgir”, explicou Walter Chicharro.

A Câmara esclarece ainda que, em 2021, também não se realizará a Festa de S. Brás, que deveria ocorrer no dia 3 de Fevereiro, com milhares de foliões mascarados a subirem ao Monte de S. Bartolomeu, a 156 metros de altura, numa romaria que culmina com um piquenique à volta de fogueiras.

A festa, em que voltam a ser apresentados os Reis, marca o arranque do programa carnavalesco, com bailes nas colectividades e desfiles dos principais grupos organizados (no sábado magro), culminando com os corsos de domingo e terça-feira de Carnaval.

Uma festa que “está nos genes” da população da Nazaré, e que, juntamente com a Passagem do Ano, “são dois enormes activos económicos do concelho, que a autarquia tem vindo a promover, dentro e fora do País, como dois dos pilares promocionais e financeiros locais em épocas de menores fluxos turísticos”, sublinha Walter Chicharro.

Mas, “neste momento é necessário dar prioridade à vida e deixar para depois da tempestade passar toda a liberdade de festejar”, acrescentou o presidente da autarquia, que “desincentiva qualquer manifestação” relacionada com os festejos que atraem anualmente “entre 80 a 100 mil visitantes”.

Walter Chicharro admitiu ainda que durante o período carnavalesco possa haver “um reforço de vigilância para dissuadir eventuais concentrações espontâneas alheias à autarquia”, dependendo das próximas “decisões ou restrições que serão anunciadas por parte do Governo”, e apelou a “um comportamento adequado à situação actual”.

O Carnaval da Nazaré é uma organização da Comissão de Carnaval, Câmara Municipal, Serviços Municipalizados, empresa municipal Nazaré Qualifica e Junta de Freguesia da Nazaré.