Covid-19

Covid-19: Marinha Grande cria área dedicada ao atendimento do novo coronavírus no centro de saúde

31 mar 2020 09:48

Cidália Ferreira revelou que teve a confirmação de que a extensão de saúde de Vieira de Leiria “manter-se-á em funcionamento"

covid-19-marinha-grande-cria-area-dedicada-ao-atendimento-do-novo-coronavirus-no-centro-de-saude
A presidente da Câmara da Marinha Grande garante que a extensão da Vieira não irá encerrar

O Município da Marinha Grande prevê ter em funcionamento, ainda esta semana, a primeira área dedicada à Covid-19 no centro de saúde do concelho.

Cidália Ferreira, presidente da Câmara, esclareceu que foi instalada uma tenda no Centro de Saúde da Marinha Grande com o apoio do exército através do Regimento de Artilharia 4.

A comunicação da presidente da Câmara da Marinha Grande surge num esclarecimento, na página de facebook do Município, sobre o alegado encerramento da extensão de saúde da Vieira de Leiria, publicado ontem pelo presidente da Junta de Freguesia.

Segundo explicou a autarca, ao ser “surpreendida com uma informação que circulou nas redes sociais” contactou os responsáveis da Administração Regional de Saúde do Centro e do Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral, dando-lhes conta da sua “preocupação” e da “necessidade de se manter em funcionamento aquela extensão de saúde, que presta um serviço essencial de proximidade em particular àqueles que hoje são os mais vulneráveis à pandemia do contágio pela Covid-19 (idosos, grávidas, doentes crónicos, etc)”.

Cidália Ferreira revelou que teve a confirmação de que a extensão de saúde de Vieira de Leiria “manter-se-á em funcionamento, apesar da necessidade que há de se reforçar as equipas que estão de serviço no Centro de Saúde da Marinha Grande para dar resposta à Covid-19”.

O Município anunciou ainda que criou a Bolsa MG Voluntários, que pretende prestar auxílio ao projecto linha MG Solidária, que visa apoiar cidadãos com doenças crónicas (devidamente atestadas) e cidadãos em isolamento, sem apoio familiar directo, provocado pela pandemia do novo coronavírus, que não possam deslocar-se à rua e que vivam em situação económica desfavorecida.

Este apoio prestado pelo Município da Marinha Grande pretende abranger a satisfação de necessidades básicas, designadamente no serviço de entrega de alimentos e de medicamentos, bem como outros apoios na implementação de medidas do Município (por ex. apoio ao centro de isolamento e quarentena).

Os voluntários deverão ter entre 18 e 50 anos de idade e podem inscrever-se neste projeto através da linha de apoio do Serviço Social da Câmara Municipal da Marinha Grande (244 023 738) ou preenchendo o formulário em https://bit.ly/2wEa1NV .