Covid-19

Covid-19: Mais seis infectados e mais um óbito no distrito

26 jun 2020 10:00

Maioria dos casos activos está ligada aos concelhos de Caldas da Rainha, Alcobaça e Peniche

covid-19-mais-seis-infectados-e-mais-um-obito-no-distrito
Fotografia de:
Ricardo Graça

O número de infectados activos pelo novo coronavírus, ou seja, que continuam doentes, voltou a subir desde ontem no distrito de Leiria, e há a lamentar mais uma morte.

Há agora 34 óbitos por Covid-19 e o acumulado de diagnósticos desde o início da pandemia passou de 581 para 587, isto é, há mais 6 infectados.

Há ainda mais uma morte a lamentar mas há, igualmente, novos recuperados, nas últimas 24 horas nos 16 concelhos, indica o boletim desta sexta-feira, 26 de Junho, da Comissão Distrital de Protecção Civil (CDPC) de Leiria, actualizado hoje às 00:05 horas.

Novos casos
Há 6 novos casos nas últimas 24 horas (27 nas últimas 48 horas). Segundo a CDPC, há mais 3 casos em Alcobaça, mais um em Caldas da Rainha, que também contabiliza um novo óbito, e Leiria e Pombal também têm mais um caso activo. 

Activos
224 pessoas infectadas pelo novo coronavírus no distrito de Leiria que continuam a ser consideradas casos activos de Covid-19, ou seja, continuam doentes. Retirando os dois novos curados de hoje, e somando os 6 novos infectados, há um aumento de mais 4 pessoas infectadas do que ontem, ou seja, mais 1,8%. A maioria está ligada aos concelhos de Caldas da Rainha, Alcobaça e Peniche.

Recuperados
No boletim divulgado hoje pela Protecção Civil do distrito de Leiria constam 330 recuperados, mais 2 do que ontem (0,88%). Estas pessoas estiveram infectadas por Covid-19 mas encontram-se curadas, de acordo com as autoridades de saúde.

Óbitos
Somam-se 34 óbitos no distrito de Leiria relacionados com a Covid-19, mais um nas últimas 24 horas.

Diagnósticos desde o início da pandemia
O número de casos confirmados de Covid-19 no distrito de Leiria (incluindo activos, curados e óbitos) é agora de 587, mais seis do que ontem, uma subida de mais de 1%.

Por concelhos
Alcobaça tem 58 doentes activos de Covid-19, mais três do que ontem. De acordo com a Protecção Civil há 46 recuperados, mais um desde ontem, 5 óbitos e 108 casos confirmados desde o início da pandemia, em Março.

Alvaiázere não tem doentes activos, registando: 27 casos identificados, 22 recuperados e 5 óbitos.

Ansião também não regista alterações: 9 casos, 7 recuperados e serão 2 os doentes activos, já que não há notícia de óbitos. Por razões de confidencialidade e protecção de dados, a DGS – Direcção Geral da Saúde e o CDOS não disponibilizam informação desagregada quando o número no concelho é inferior a três.

Na Batalha os números mantêm-se inalterados: zero doentes activos, zero mortes, 8 casos e 8 recuperados.

Bombarral, que ontem identificou 2 casos novos, mantém, hoje, 31 casos identificados e 8 recuperados. Porém, de acordo com o relatório da comunidade de municípios do Oeste (Cim Oeste), publicado ontem às 23 horas, há 1 óbito no concelho e dez recuperados, portanto, 22 pessoas continuam doentes com Covid-19.

Caldas da Rainha tem hoje mais um caso e mais um óbito. Regista, desde o início da pandemia 99 casos, 45 curados e 4 óbitos (mais um desde ontem), ou seja, 50 doentes activos. 

Castanheira de Pera é o concelho menos afectado. Não terá doentes activos. Há 1 recuperado declarado oficialmente, que será o único caso registado até à data. Conforme referido anteriormente, por razões de confidencialidade e protecção de dados, a DGS – Direcção Geral da Saúde e o CDOS não disponibilizam informação desagregada quando o número no concelho é inferior a três.

Figueiró dos Vinhos também se apresenta sem alterações desde ontem: 7 casos que incluem 6 recuperados.

Leiria tem mais um novo caso. De acordo com a Protecção Civil de Leiria, que não faz referência a óbitos no concelho, registaram-se desde o início da pandemia 113 casos de infecção pelo novo coronavírus no concelho e 90 já recuperaram.

Marinha Grande mantém a mesma situação do boletim anterior: 19 casos, dos quais 16 estão curados.

Nazaré regista 1 novo recuperado, passa para 5 casos e 2 recuperados. De acordo com a Cim Oeste e o Município, há 2 óbitos no concelho, logo, 1 caso activo de infecção pelo novo coronavírus.

Óbidos sem mudanças: 13 casos, 3 recuperados, 10 pessoas continuam doentes.

Pedrógão Grande não tem casos activos de Covid-19 e mantém os mesmos números há vários dias: 4 casos, 4 curados.

Peniche regista 41 casos, dos quais 13 estão recuperados e 3 óbitos. Há 25 doentes activos no concelho.

Pombal, com 85 casos confirmados, tem 1 novo caso (dois em 48 em horas). Com 10 óbitos e 61 recuperados até à data, registam-se 14 infectados pelo novo coronavírus que continuam doentes.

Porto de Mós regista 17 casos confirmados desde o início da pandemia, dos quais 9 estão curados. Há registo de um óbito, confirmado pelo município. Ou seja, há, no total, sete doentes por Covid-19 neste concelho.



Como o JORNAL DE LEIRIA noticiou ontem, os quatro novos casos no concelho de Porto de Mós, foram detectados na mesma família e, segundo Jorge Vala, presidente da Câmara Municipal local, estão ligados ao surto do lar de idosos em Aljubarrota, no concelho de Alcobaça, onde trabalha uma dessas pessoas.

29 novos casos
Ourém com aumento de 58% de infecções
No concelho de Ourém, distrito de Santarém, estão identificados, desde Março, 79 casos positivos, 50 recuperados e 29 casos activos. O aumento de casos de contaminação – eram 50, no dia 20 – deve-se a um foco de contaminação detectado no coro do Santuário de Fátima. Do dia 20 até hoje, dia 26, o aumento foi de 29 novos casos ou seja mais 58%, em seis dias.