Covid-19

Covid-19: Hospital de Caldas da Rainha com 36 pessoas infectadas

14 dez 2020 18:57

Há dois surtos que têm associadas três mortes de doentes com pluripatologias, informou o Centro Hospitalar do Oeste

covid-19-hospital-de-caldas-da-rainha-com-36-pessoas-infectadas
Os serviços de medicina e de cirurgia do Hospital de Caldas da Rainha estão afectados com os dois surtos ocorridos
DR
Redacção/Agência Lusa

O Hospital de Caldas da Rainha regista hoje um total de 36 infectados com Covid-19, no âmbito de dois surtos que têm associadas três mortes de doentes com pluripatologias, informou o Centro Hospitalar do Oeste (CHO).

Dos dois surtos detectados na semana passada, no Hospital das Caldas da Rainha, no distrito de Leiria, o mais recente é aquele que resultou num maior número de casos de infecção pelo novo coronavírus, registando-se hoje 22 doentes infectados (mais seis do que na sexta-feira) e quatro profissionais.

No âmbito deste surto há ainda a registar dois óbitos, “um [de um doente] com 78 anos e outro com 86 anos, ambos com pluripatologias”, informou o Conselho de Administração (CA) do CHO numa resposta às questões colocadas pela agência Lusa.

Em relação ao primeiro surto, detectado na segunda-feira, o número de infectados aumentou de quatro doentes e três profissionais, registados na sexta-feira, para seis doentes e quatro profissionais com resultados positivos no teste à Covid-19.

Ainda relacionado com primeiro surto há a registar um óbito, de “um doente com 85 anos e com comorbilidades”, explicou o CA.

Dois outros doentes já tiveram alta para o domicílio.

À Lusa, o CHO afirmou hoje que “existe capacidade interna para internamento de doentes Covid-19”, admitindo, porém, que “poderá haver necessidade de transferência de doentes para outros hospitais, no âmbito da habitual articulação e complementaridade entre instituições do Serviço Nacional de Saúde, designadamente quando a condição clínica dos utentes exige cuidados diferenciados não disponíveis no Centro Hospitalar do Oeste”.

De acordo com o CA, os serviços de medicina e de cirurgia do Hospital das Caldas da Rainha estão afectados com os dois surtos ocorridos, situação que a instituição está “a tentar desbloquear com a abertura de uma nova enfermaria Covid”.

O internamento Covid nos hospitais de Caldas da Rainha e de Torres Vedras “está no limite da capacidade instalada”, informou o CHO, acrescentando que “se pondera a abertura de uma nova unidade de internamento Covid, no sentido de evitar transferências de utentes para outros hospitais”.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais das Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações daqueles três concelhos e dos de Óbidos, Bombarral, Cadaval, Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra. No total serve perto de 300 mil utentes.

De acordo com o último boletim da Comissão Distrital de Protecção Civil de Leiria, o concelho das Caldas da Rainha regista hoje 145 casos activos de Covid-19.

Desde o início da pandemia foram infectadas no concelho 672 pessoas e registadas nove mortes relacionadas com a infecção pelo novo coronavírus.