Covid-19

Covid-19: Entra Outubro e a máscara cai. Mas há excepções

23 set 2021 18:00

Portugal desce para a situação de alerta

covid-19-entra-outubro-e-a-mascara-cai-mas-ha-excepcoes
Máscara deixa de ser necessária com 85% da população vacinada contra a Covid-19
Unsplash

Com o dia 1 de Outubro chegam ao fim várias restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

O Governo anunciou hoje que o País entrará na etapa final do desconfinamento, deixando cair os limites de horário e de lotação a restaurantes e eventos. As discotecas voltam a abrir, mas atenção que as máscaras e os certificados vão-se manter em algumas situações.

Nos bares e discotecas, mantém-se a exigência do certificado digital à entrada, mas, no interior, deixa de ser obrigatório o uso de máscara.

O mesmo se passará nos restaurantes que também deixam de ter limite de ocupação. 

Nas escolas, a máscara deixa de ser obrigatória no recreio.

O teletrabalho também irá terminar.

O certificado ou teste negativo continuarão a ser necessários em viagens por via aérea ou marítima, visitas a lares e estabelecimentos de saúde, grandes eventos culturais e desportivos, sempre que não seja possível manter uma distância de dois metros entre pessoas.

A máscara continuará obrigatória em transportes públicos, estruturas residenciais para pessoas idosas, hospitais, salas de espectáculos e eventos e grandes superfícies.

Com Portugal a poucos pontos percentuais de atingir a meta dos 85% da população com a vacinação completa - o que deverá acontecer na próxima semana - fica para trás o estado de contingência e chegar-se-á à situação de alerta.