Sociedade

Covid-19: Batalha prolonga medidas excepcionais e alarga apoio à cultura e ao desporto

31 mar 2021 15:57

Até Setembro serão dispensados de pagamento as taxas de ocupação de espaço público pelo comércio e restauração

covid-19-batalha-prolonga-medidas-excepcionais-e-alarga-apoio-a-cultura-e-ao-desporto

As famílias da Batalha vão continuar a beneficiar, até ao final de Junho de 2021, da isenção total do pagamento de mensalidades relativas aos serviços de Actividades Ocupacionais e Centro de Actividades de Tempos Livres dos estabelecimentos de ensino públicos.

Segundo o despacho do presidente da Câmara Municipal de hoje, também se vão manter as medidas de isenção de taxas e rendas de todos os espaços concessionados pelo Município da Batalha, incluindo lojas, quiosques e estabelecimentos de alojamento (hostel), todos os operadores existentes nas diversas áreas no mercado municipal e espaços físicos (gabinetes individuais e coworking) da Casa do Conhecimento e da Juventude.

No apoio ao comércio e actividades económicas, até Setembro também serão dispensados de pagamento os valores das taxas de ocupação de espaço público pelo comércio, restaurantes, cafés e pastelarias, inclusive na ampliação do espaçamento das esplanadas, como medida de apoio às actividades comerciais.

O estacionamento será gratuito até final do mês de Junho.

Para estimular a retoma das actividades desportivas e culturais, gradualmente, a iniciarem conforme o plano de desconfinamento fixado pelo Governo, a Câmara Municipal da Batalha irá assegurar a gratuitidade, até Junho no uso dos equipamentos desportivos municipais, inclusive dos novos campos de padel, piscinas, pavilhões municipais e campos de futebol sintético.

A mesma gratuitidade é aplicada às visitas ao museu local e no acesso às produções culturais promovidas ou apoiadas pelo Município.

Determina-se ainda a reabertura da generalidade dos equipamentos e infra-estruturas municipais, “num processo que se pretende gradual, com segurança e potenciando os apoios às famílias e empresas locais, para que ninguém fique para trás”, refere Paulo Batista Santos, presidente da Câmara Municipal da Batalha.