Covid-19

Covid-19: Assembleia da Nazaré reclama centro de vacinação e de testagem na vila

20 dez 2021 14:04

Órgão municipal diz que novo centro de saúde não tem capacidade de resposta

covid-19-assembleia-da-nazare-reclama-centro-de-vacinacao-e-de-testagem-na-vila
.
CMN
Redacção/Agência Lusa

A Assembleia Municipal (AM) da Nazaré vai solicitar ao Ministério da Saúde a abertura de um centro de vacinação e testagem à Covid-19 na vila.

A resolução está ligada com aquilo que o órgão municipal considera como sendo prova de que o novo centro de saúde não tem capacidade de resposta.

Em comunicado, a AM denuncia uma “grave lacuna na assistência na doença aos habitantes”.

Numa moção aprovada por unanimidade, os eleitos municipais solicitam ao Governo a resolução de vários problemas em termos de respostas de saúde no concelho.

O alerta, apresentado pelo PSD, refere "a insuficiência de médicos", motivada pelo facto de alguns clínicos "terem sido aposentados sem que os respectivos postos de trabalho fossem preenchidos”.

A situação, alegam os eleitos, terá sido acentuada pelo facto de, desde o início da pandemia da Covid-19, “alguns recursos terem sido desviados para outras actividades como a identificação de contactos ou o estabelecimento de medidas de isolamento, entre outros”.

A AM dá conta de “dificuldades estruturais, sub-orçamentação crónica e escassez de meios ao nível das infraestruturas e dos recursos humanos”.

Na Nazaré, haverá cerca de quatro mil utentes sem médico de família, concentrados nas freguesias de Valado dos Frades e Famalicão, onde há apenas um médico para toda a população.

Uma situação agravada pelos “crescentes problemas do Hospital de Santo André, em Leiria, que condicionam outros hospitais como o de Alcobaça, deixando a população [da Nazaré] desprotegida e sem acesso à saúde”.

Os subscritores da moção consideram "vergonhoso” que a tutela não tenha ainda criado condições para que o centro de saúde da vila, inaugurado em Março deste ano, realize “um atendimento condigno, criando para tal uma central telefónica capaz de atender e prestar um serviço eficaz a esta população”, bem como mecanismos para atrair e fixar médicos.

Num momento em que o número de infectados e mortos relacionados com a pandemia voltou a subir e em “vésperas de vacinar as crianças do concelho”, os deputados entendem que o executivo municipal deve pressionar a tutela para a “criação de um espaço (no exterior ou interior) do centro de saúde, com condições adequadas à receção dos utentes em espera, quer para a vacinação ou outro serviço”, e consideram prioritária “a criação de um espaço de testagem de reforço [durante a época natalícia] e quiçá de vacinação”.

Tanto mais que “face à sobrelotação dos centros de testagens, farmácias e laboratório, que não estão a dar vazão aos inúmeros pedidos, grande parte das crianças (por não terem os testes epidemiológicos feitos nos 'timings' adequados) estão a ficar retidas em casa e impedidas de frequentar a escola, assim como as suas famílias condicionadas de trabalhar e circular livremente, ou pelo contrário, a propagar o vírus por falta de resultados”, pode ler-se na moção.

Além dos benefícios para a população local, a moção defende que este apoio poderia servir também para os visitantes que quisessem ser testados, podendo desta forma frequentar os restaurantes e contribuir para a economia local.

Na moção, os deputados pedem que o centro de testagem e vacinação possa ser instalado num espaço do município e que “as falhas na realização dos testes epidemiológicos sejam rápida e eficazmente colmatadas, já que as crianças precisam de ter estabilidade, conforto e bem-estar, neste momento que se espera de afluência massiva, assim como os restantes utentes do SNS na prestação dos cuidados de saúde”.

O documento, enviado ao Ministério da Saúde e ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste-Norte, exige ainda a contratação de mais médicos, enfermeiros, assistentes operacionais e técnicos de diagnóstico e terapêutica, que respondam às necessidades de cuidados de saúde primários e hospitalares da Nazaré.

Os deputados querem também que “sejam verificados e resolvidos os problemas relativos ao atendimento telefónico aos utentes” do Centro de Saúde e que a assembleia seja informada sobre as medidas que forem tomadas para resolver os problemas agora denunciados.