Sociedade

Corujas-das-torres ganham casa nova na Batalha

12 nov 2019 10:07

Iniciativa de sensibilização ambiental junta cerca de 50 pessoas em Casais dos Ledos

corujas-das-torres-ganham-casa-nova
Actividade de sensibilização ambiental decorreu na Batalha
DR

As corujas-das torres ganharam uma nova casa em Casais dos Ledos, na Batalha, numa iniciativa da Aves da Batalha, que decorreu no sábado passado.

Esta foi a segunda edição do Dia da coruja-das-torres no concelho, desta vez na aldeia dos Casais dos Ledos, e visou a instalação de uma caixa-ninho para corujas-das-torres e uma acção de educação e sensibilização ambiental para a comunidade escolar da respectiva aldeia.

Esta foi a terceira caixa-ninho instalada no concelho, depois das localidades da Rebolaria e Picoto, e faz parte de uma iniciativa do grupo que visa proporcionar a esta espécie de coruja ameaçada alguns locais de nidificação extra. A aula de educação e sensibilização ambiental teve como objectivo principal o de dar a conhecer aos alunos da escola dos Casais dos Ledos e restantes participantes as diferentes espécies de aves de rapina nocturnas de Portugal, sua biologia, importância para os ecossistemas e ainda os factores que ameaçam a sua conservação.

Os alunos tiveram então a oportunidade de ficar a conhecer as diferentes espécies de corujas e mochos e suas principais características e vocalizações, quais as presas favoritas das corujas-das-torres através da análise de egagrópilas ou regurgitações e como se pode fazer a monitorização destas espécies tão tímidas e fascinantes. Com este tipo de actividades pedagógicas informais, a Aves da Batalha pretende transmitir às gerações mais novas e à sociedade em geral batalhense a importância da biodiversidade do concelho para o equilíbrio dos ecossistemas dos quais fazemos parte.

"Afinal de contas só conhecendo é que se pode proteger", considera a Aves da Batalha.

Este Dia da coruja-das-torres contou com a presença de cerca de 50 pessoas, entre alunos, pais e professores da escola desta localidade e ainda com a Junta de Freguesia da Batalha. A Aves da Batalha "agradece a todos os participantes e, principalmente, ao proprietário do terreno onde foi instalada a caixa-ninho, que de forma bastante simpática e gentil decidiu apoiar a iniciativa".