Economia

Corte de 15% no consumo de gás imposto pela UE penaliza cerâmica

2 ago 2022 21:30

A União Europeia apelou a um corte de 15% no consumo de gás, a repartir entre os países penalizados pela suspensão do fornecimento russo. A medida tem impacto na indústria portuguesa

corte-de-15percent-no-consumo-de-gas-imposto-pela-ue-penaliza-ceramica
Preço do gás natural está 15 vezes mais caro do que em Dezembro do ano passado
Viviane-Okubo@UNSPLASH
Jacinto Silva Duro

Com o preço do gás natural 15 vezes mais caro do que em Dezembro do ano passado, a indústria da cerâmica vê com preocupação o anúncio de um eventual corte de 15% no consumo de gás natural.

Esta é uma fileira, com bastante expressão na região, e cuja produção assenta essencialmente, no uso de fornos onde este elemento é queimado para atingir a temperatura de cozimento das pastas cerâmicas.

“Estou apreensivo. Além do aumento exponencial do preço do gás, já desde antes da guerra na Ucrânia, se houver uma redu- ção de 15% no consumo, teremos de baixar a quantidade de peças produzidas, mas espero que tal não aconteça”, diz Jorge Louro, responsável pela Deartis, empresa sediada em Porto de Mós que, desde 1988, se dedica à produção de artigos de mesa, forno, utilitários, decorativos e acessórios de casa de banho em grês fino e faiança.

Embora o Governo assegure que Portugal não está tão exposto ao mercado de hidrocarbonetos – gás natural e petróleo – como boa parte dos países da União Europeia (UE), uma vez que optou por fornecer-se na Nigéria, EUA e Norte de África, a verdade é que com os russos a fechar o forne

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ