Sociedade

Correia Mateus reforça competências dos alunos com novo método de AEC

6 fev 2016 00:00

Agrupamento põe fim à escolarização das actividade de enriquecimento curricular

correia-mateus-reforca-competencias-dos-alunos-com-novo-metodo-de-aec-2986

O Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus, em Leiria, iniciou este ano lectivo um novo modelo de actividades de enriquecimento curricular (AEC), que aposta na interdisciplinaridade de todas as actividades, complementando ainda o currículo obrigatório dado em sala de aula.

O director António Oliveira afirma que a escola pretendia que se “deixasse de escolarizar as AEC”. Em parceria do Clube Cultural e Desportivo Corvos do Lis e da Associação de Pais, a Correia Mateus viu a sua proposta aprovada pela Direcção-Geral dos Estabelecimentos de Ensino.

“Percebemos que o modelo que existia era pouco produtivo e que o tempo que os alunos estavam na escola tinha de ser melhor aproveitado. Queríamos criar um projecto que respondesse às necessidades dos alunos e famílias e que articulasse com o currículo e com o projecto educativo do agrupamento”, acrescenta António Oliveira.

A proposta de Rita Basílio foi ao encontro das pretensões da escola. “A inovação deste projecto seria pôr a literatura e as artes juntas, acrescentando o xadrez e o inglês.” Daqui nasceu o Motiv-Arte, que vai “trabalhar a interdisciplinaridade” entre a arte e cidadania, xadrez e inglês, as três componentes das AEC, até 2019.

“O ensino é centrado no aluno, que tem liberdade para descobrir o caminho, embora com a orientação do professor. Queremos despoletar e desenvolver na criança as bases para o pleno desenvolvimento da sua liberdade individual e da sua integração no colectivo”, explica Rita Basílio, que coordena o projecto e a quem foi atribuída uma bolsa de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia para implementar estratégias inovadoras directamente no terreno.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo