Economia

Coração trai o rosto da indústria 4.0 em Portugal

28 mar 2019 00:00

Num dos seus últimos posts no facebook falava na importância de “tudo o que nos transmite sentimento”. João Vasconcelos, ex-secretário de Estado da Indústria, morreu esta segunda-feira, vítima de ataque cardíaco

coracao-trai-o-rosto-da-industria-40-em-portugal-10049
Raquel de Sousa Silva

“Agora vou passear que está um dia fabuloso”. Terminava assim uma das últimas publicações que João Vasconcelos fez domingo no seu facebook, a propósito do uso das redes sociais. Era domingo e estava de facto um dia fabuloso.

Morreu esta segunda-feira à noite, aos 43 anos, vítima de ataque cardíaco. Foi sepultado ontem em Gafanhão, Castro Daire, região de onde a família era natural.

Choque e consternação envolveram a notícia da sua morte. António Costa apontou a “tristeza” pela sua perda e a “saudade” que deixará.

“A melhor forma de homenagearmos a memória do João Vasconcelos é encararmos o futuro e os desafios que temos pela frente com o mesmo entusiasmo que muitos de nós lhe puderam testemunhar ao longo da vida”, disse o primeiro-ministro na terça-feira, numa cerimónia que decorreu no laboratório nacional de energia e geologia.

Apontado por muitos como o rosto da indústria 4.0, em que a digitalização e as novas tecnologias são ponto forte, o ex-secretário de Estado da Indústria lembrava naquela publicação no facebook que “quanto mais tempo passamos online mais valorizamos tudo o que é offline, a natureza, as emoções, a arte, a cultura, a manufactura, tudo o que nos transmite sentimento”. Sugeria ainda que o digital fosse aproveitado como ferramenta para valorizar o analógico.

“Vai ser sempre o embaixador da inovação empresarial e do Politécnico de Leiria”, aponta Rui Pedrosa, que com ele devia apresentar um livro no próximo dia 3. A sua morte “é uma perda irreparável”, diz o presidente do instituto.

Em comunicado, o IPLeiria assinala “publicamente o contributo relevante de João Vasconcelos para a região e para o nosso país, tendo sido o rosto do empreendedorismo em Portugal”. “Perdemos uma voz importante, que falava de Leiria lá fora”, refere por sua vez António Poças, presidente da Nerlei e seu amigo há várias décadas.

“Era um homem com uma visão para o futuro e o grande impulsionador da indústria 4.0”, diz António Sales, presidente da Federação Distrital de Leiria do PS, partido de que Vasconcelos era militante. “É uma grande perda para o presente e para o futuro do país e uma grande perda para a região”, disse à Lusa.

João Vasconcelos será sempre lembrado como o 'pai' da Web Summit, pelo importante contributo que deu para que este evento viesse para Portugal.

Lembrando a sua “grande influência” também em vários outros sectores da economia, Marcelo Rebelo de Sousa lamentou a sua “perda súbita” e disse que “a melhor forma de o homenagearmos é darmos visibilidade aos exemplos de êxito empresarial”.

“Parte cedo de mais, quando ainda tinha muito para dar ao país. Deixa admiração pelo seu trabalho e saudade entre todos os que tiveram o privilégio de com ele trabalhar”, disse Pedro Siza Vieira, ministro Adjunto e da Economia, apontando o “dinamismo que imprimiu à actividade governativa [quando foi secretário de Estado] e o contributo decisivo que deu ao empreendedorismo e inovação na nossa economia”.

“Grangeou o respeito e simpatia de empresários e de todos os que com ele contactaram”.

Na nossa região, muitos foram os que logo manifestaram pesar e consternação pela sua morte e se associaram à dor sentida pela família. A Câmara de Leiria foi uma delas.

Em comunicado manifestou o seu “profundo pesar” e lembrou a “forte ligação” que o ex-secretário de Estado sempre manteve a Leiria, “envolvendo-se na promoção do desenvolvimento local, em especial na área das novas tecnologias e do empreendedorism

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ