Sociedade

Coração sem Fronteiras apoia famílias carenciadas em Leiria

6 mai 2016 00:00

Núcleo instalado na Maceira oferece consultas de estomatologia

coracao-sem-fronteiras-apoia-familias-carenciadas-em-leiria-3971

Prestar serviços de saúde e de apoio social e educativo gratuito à população carenciada na região de Leiria é o que move o núcleo de Leiria da Associação Coração sem Fronteiras, uma organização não governamental, que tem desenvolvido vários projectos de apoio humanitário na Guiné Bissau, Moçambique e Angola, além do apoio social em Portugal.

O primeiro núcleo regional desta associação surgiu na Maceira, em 2013, e desde então as voluntárias já conseguiram pôr centenas de “corações a sorrir”. “Olhamos o indivíduo como um todo. É a nossa filosofia. Só pode haver desenvolvimento se houver todo um bem-estar da pessoa. Queremos dar-lhes ferramentas para que sintam que têm valor e possam seguir o seu caminho sem ajuda”, explica Dulce Henriques, coordenadora do núcleo de Leiria.

Actividades cujo objectivo seja a promoção da saúde, nas suas diversas vertentes física, mental e social e promover hábitos alimentares saudáveis, assim como a aquisição de competências parentais e sociais são alguns dos trabalhos que a associação tem vindo a desenvolver junto da população em situação de exclusão ou vulnerabilidade social. E já há casos de sucesso.

“Já foram 'resolvidos' problemas de 36 agregados familiares, num total de 100 pessoas. Quando temos desempregados, desafiamo-los a tentarem aprender coisas novas. Temos o caso de uma senhora, com cinco filhos, que começou a fazer artesanato, através do reaproveitamento de tecidos, para vender. Conseguiu alguma auto-sustentabilidade e já não precisa de um apoio semanal. Tem feito um trabalho fantástico. É um exemplo da capacidade e descoberta de competências que queremos que as pessoas alcancem”, salienta Dulce Henriques, considerando que o que falta, muitas vezes, é que “estas pessoas aprendam a valorizar-se”.

A sinalização dos casos é feita, sobretudo, pelas escolas e pelas juntas de freguesia, que “conseguem identificar mais facilmente as situações”. Inicialmente, a associação apoiava pessoas da Maceira, Barosa, Parceiros e Azoia, no concelho de Leiria, mas rapidamente a ajuda estendeu-se às freguesias de Leiria, Marrazes, Cortes e até aos concelhos da Batalha e de Porto de Mós.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.