Sociedade

Cooperação do Politécnico de Leiria com a Índia em investigação científica e criação artística reforçada

28 abr 2022 14:06

A instituição formalizou o protocolo com a Associação Indo-Europeia de Ciências e Artes

cooperacao-do-politecnico-de-leiria-com-a-india-em-investigacao-cientifica-e-criacao-artistica-reforcada
O protocolo espera “potenciar as sinergias existentes” nas duas instituições, de modo a “melhor concretizar o desempenho das suas missões”
Jornal de Leiria/Arquivo

Foi celebrado, esta terça-feira, um protocolo que tenciona fortalecer a cooperação do Politécnico de Leiria com a Índia, no que toca ao “desenvolvimento e divulgação da investigação científica e da criação artística”, informa um comunicado de imprensa. A assinatura teve lugar nos Serviços Centrais do Politécnico de Leiria, e foi feita pelo presidente da instituição, Rui Pedrosa, e o presidente da Associação Indo-Europeia Associação Indo-Europeia de Ciências e Artes (AIECA), Hiren Canacsinh.

O protocolo, que tem a duração de três anos e pode ser renovado automaticamente por períodos iguais, intenciona “potenciar as sinergias existentes” nas duas instituições, de modo a “melhor concretizar o desempenho das suas missões”. Nas áreas em que as atribuições do politécnico e da AIECA “possam ser potenciadas pela complementaridade ou alternatividade dos recursos de que cada uma disponha”, as duas instituições “procurarão estabelecer e desenvolver relações de cooperação e de colaboração”.

O presidente do Politécnico de Leiria espera que a AIECA ajude a instituição de ensino superior a “integrar melhor” os seus estudantes, particularmente os estudantes internacionais oriundos da Índia”, e que as duas entidades possam “construir no futuro algumas pontes com a Índia” de modo a receber mais estudantes, “nomeadamente nos […] cursos de mestrado” do politécnico.

“«A assinatura deste protocolo é muito importante para o Politécnico de Leiria, enquanto instituição de ensino superior global e multicultural, com estudantes de todos os pontos do mundo, nomeadamente da Índia”, sublinha Rui Pedrosa, garantindo que a AIECA pode contar com a instituição de ensino superior para “«estabelecer ligações com a comunidade indiana da região de Leiria, presente não só [no Politécnico de Leiria], mas também em variadas empresas».