Viver

Conversas, cinema, visitas guiadas e exposições festejam o património imaterial no distrito de Leiria

19 out 2023 13:30

Programa assinala os 20 anos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Unesco

conversas-cinema-visitas-guiadas-e-exposicoes-festejam-o-patrimonio-imaterial-no-distrito-de-leiria
MCCB, na Batalha, com actividades em vários dias
DR

Batalha, Porto de Mós, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande juntam-se à iniciativa da Direcção-Geral do Património Cultural que, a nível nacional, celebra os 20 anos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Unesco.

Na região, o programa A Festa oferece oficinas, conversas, cinema, visitas guiadas e exposições, até domingo, 22 de Outubro.

Esta sexta-feira, 20 de Outubro, em Castanheira de Pera, decorre a actividade “Do Laínte da Casconha ao Barrete de Lã: Percursos Laneiros”. E há visitas guiadas no Lagar de Azeite do Bolo, que repetem nos próximos dias.

Na Galeria do Posto de Informação e Turismo da Batalha, até 31 de Outubro, está patente a exposição À Luz dos Caracóis.

Em Pedrógão Grande, começa o 2.º Festival Gastronómico do Bucho Recheado, que prossegue até domingo.

Amanhã, sábado, 21 de Outubro, é exibido em Porto de Mós o documentário O Último Oleiro (com nova projecção no domingo).

Na Batalha, o museu MCCB acolhe a tertúlia “Materialidade e Imaterialidade da Imagem de Nossa Senhora do Fetal: Entre o Milagre, a Devoção e a Arte”, com Marco Daniel Duarte, historiador de arte e director do departamento de património cultural da Diocese de Leiria-Fátima.

Domingo, 22 de Outubro, também no MCCB, decorrem as oficinas pedagógicas “As Luzes da Festa” e há visita orientada pelas pessoas da aldeia ao Reguengo do Fetal.

Em vários dias, em Figueiró dos Vinhos, tem lugar a acção “Na Senda das Tradições”.