Sociedade

Consulta pública para prospecção de inertes nas Colmeias teve 52 participações

15 set 2023 15:00

Exposições apresentadas vão agora ser avaliadas no âmbito do processo de atribuição dos direitos de pesquisa que está a decorrer na Direcção-Geral de Energia e Geologia. Consulta pública para prospecção de inertes nas Colmeias teve 52 participações.

consulta-publica-para-prospeccao-de-inertes-nas-colmeias-teve-52-participacoes
População têm-se manifestado contra novas explorações de inertes na freguesia
DR

A consulta pública do pedido de atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais para a área designada por Cabeço Redondo, em Colmeias, Leiria, contou com 52 participações. A consulta terminou no início desta semana.

As exposições apresentadas vão agora ser avaliadas no âmbito do processo que está a decorrer na Direcção-Geral de Energia e Geologia.

Entre as participações apresentadas consta uma petição contra a pesquisa e prospeção de inertes naquela área, que foi subscrita por cerca de 1.500 pessoas.

Na petição, os subscritores alertam para os riscos associados à exploração de inertes na área pretendida, como a “proximidade de aglomerados populacionais”, a descaracterização da paisagem, a redução da mancha florestal, a interferência nas linhas de água, o aumento do ruído e a degradação da rede viária.

O pedido de atribuição de direitos de prospeção e pesquisa para a área do Cabeço Redondo foi apresentado pela empresa Adelino Duarte da Mota e abrange quase 84 hectares nos lugares de Agodim, Areias e Vale d’ Água, em Colmeias.