Sociedade

Construção da Rotunda na Rua Dr. João Soares inicia na terça-feira, dia 28

27 jul 2020 08:00

Haverá condicionalismos de trânsito na zona

construcao-da-rotunda-na-rua-dr-joao-soares-inicia-na-terca-feira-dia-28
Veja quais serão as alternativas a esta via
Google Maps

A construção de uma Rotunda na Rua Dr. João Soares, em Leiria, terá início no dia 28, terça-feira, com alguns condicionalismos de trânsito nesta via e em ruas adjacentes.

A duração estimada será de 30 dias, para a primeira etapa que obrigará ao corte de trânsito de um troço da Rua Afonso Lopes Vieira, entre o entroncamento com a Rua Dr. João Soares e o acesso ao parque de estacionamento da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, que será igualmente encerrado.

A obra prevê a construção de uma rotunda na intersecção das Ruas Dr. João Soares e Afonso Lopes Vieira, num investimento de 345 mil euros e um prazo de execução de 90 dias. Estão ainda previstos novos corredores – de ciclovia, partilhado Bus e bicicleta, de kiss & ride -, e zonas de coexistência, no sentido de promover sistemas alternativos de mobilidade dentro da cidade.
 
"Os trabalhos têm como objectivo oferecer melhores condições de tráfego e segurança numa artéria que, pela proximidade de diversos estabelecimentos de ensino, regista grandes constrangimentos no tráfego automóvel, motivados pela convergência de veículos particulares para embarque e desembarque de alunos", refere uma nota da Câmara de Leiria.

Segundo a autarquia, a alternativa para moradores e comércio passa pelos desvios para a Rua Cidade de Setúbal, Rua Manuel Ribeiro de Oliveira e o restante troço da Rua Afonso Lopes Vieira, onde serão criados dois sentidos de circulação de trânsito, o que obrigará à proibição de estacionamento entre a Rua Manuel Ribeiro de Oliveira e as Escadas do Liceu.

No restante troço da Rua Afonso Lopes Vieira, entre as Escadas e o limite do edificado, será permitido o estacionamento longitudinal, facilitando o acesso ao comércio local e a residentes.

A empreitada inclui ainda condicionalismos na Rua Dr. João Soares, com ocupação da via direita no sentido descendente, sendo o trânsito desviado para a faixa contrária no sentido ascendente, o qual ficará também reduzido a apenas uma via.