Economia

Consórcio de cinco empresas portuguesas de moldes inaugurou fábrica no México

7 jun 2019 00:00

Unidade do consórcio Mexportools foi inaugurada esta terça feira em San Luís Potosí

consorcio-de-cinco-empresas-portuguesas-de-moldes-inaugurou-fabrica-no-mexico-10351
Raquel de Sousa Silva

O consórcio Mexportools, que junta cinco empresas portuguesas de moldes, inaugurou esta terça-feira a unidade de produção e manutenção na região de San Luís Potosí, no México.

Moldit, TJMoldes, ASG Moldes, Mold World e Ribermold envolveram-se há dois anos e meio neste projecto, com o objectivo inicial de responder às necessidades de assistência técnica dos clientes da indústria portuguesa instalados naquele país da América Latina.

O consórcio estabeleceu um acordo com o centro tecnológico Ciateq, que já dispunha de instalações e equipamentos, e que devido a este projecto criou uma nova nave onde foram instalados novos equipamentos, explicou ao JORNAL DE LEIRIA João Faustino. “Com o apoio do governo mexicano definimos um plano de negócios e avançámos”, adiantou o administrador da TJ Moldes.

Prestar no local assistência aos moldes fabricados em Portugal, desenvolver actividade comercial para captar encomendas para o fabrico de moldes no nosso País e ministrar formação a futuros técnicos mexicanos são alguns dos objectivos do Mexportools.

“O México apresenta um crescimento muito grande ao nível da indústria automóvel, sector de excelência da indústria nacional de moldes [absorve mais de 80% da produção das empresas nacionais], mas também há oportunidades noutras áreas”, aponta João Faustino.

“Há oportunidades porque os clientes da indústria portuguesa necessitam de assistência local ao nível da manutenção e reparação. Pode ser o início de um ciclo muito dinâmico, quer de fabrico de moldes em Portugal, os mais complexos para os quais ainda não há competências no México, e um passo para construir moldes no futuro”, adiantou o emp

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ