Sociedade

Conheça os bispos com ligações ao distrito de Leiria eleitos na nova CEP

16 jun 2020 18:15

D. Virgílio Antunes, antigo reitor do Santuário de Fátima, natural de São Mamede, Batalha, foi escolhido para vice-presidente do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa

conheca-os-bispos-com-ligacoes-ao-distrito-de-leiria-eleitos-na-nova-cep
D. Virgílio Antunes num encontro com o Papa Francisco
DR

As eleições para os órgãos da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que reúne os bispos diocesanos, auxiliares e eméritos, determinaram, no âmbito da assembleia plenária a decorrer em Fátima, que D. Manuel Clemente é substituído na presidência por D. José Ornelas Carvalho.

O vice-presidente do Conselho Permanente da CEP é agora D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, antigo reitor do Santuário de Fátima, natural de São Mamede, no concelho da Batalha, que toma o lugar de D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, que passa a vogal do Conselho Permanente. 

D. Anacleto Oliveira, natural de Cortes, Leiria, actualmente bispo de Viana do Castelo, que era vogal do Conselho Permanente da CEP, passa a liderar a comissão episcopal da Liturgia e Espiritualidade.

D: José Traquina, natural do concelho de Alcobaça, bispo de Santarém, mantém a presidência da comissão episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.