Sociedade

Conheça as imagens dos elevadores que vão aproximar a cidade do castelo

6 abr 2017 00:00

Está aprovado o estudo prévio para a instalação de acessos mecânicos ao castelo.

conheca-as-imagens-dos-elevadores-que-vao-aproximar-a-cidade-do-castelo-6235
Maria Anabela Silva

A ideia não é nova. Há muito que se fala na necessidade de criar acessos mecânicos ao castelo de Leiria, mas a sua concretização parece estar agora mais próxima. O financiamento já está assegurado no âmbito do actual quadro comunitário de apoios.

Depois de conversações com a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), com a introdução de alterações ao estudo prévio, a proposta de intervenção está “consensualizada”, assegura o vereador da Cultura, Gonçalo Lopes.

O autarca admite, no entanto, que a obra poderá não avançar ainda este ano. Isto porque, a DGPC exigiu uma alteração à Zona Especial de Protecção (ZEP) ao castelo, de forma a excluir desse mecanismo de salvaguarda a área onde ficarão as plataformas de acesso aos elevadores, quer do lado Norte (pela Avenida 25 de Abril) quer pelo lado Sul (pela Sé).

“Será necessário excluir da ZEP o sitio onde haverá intervenção ao nível do solo”, explica o vereador, frisando que o processo “demorará o seu tempo”, pelo que não arrisca avançar com uma data para o início das obras.

“Falta a alteração à ZEP e a aprovação dos projectos de execução da obra. Não sei quanto tempo demorará”, admite Gonçalo Lopes, sublinhando, no entanto, que uma etapa importante já foi ultrapassada, com “estabilização” da proposta de intervenção. Esta, diz, está “consensualizada” com a DGCP.

De acordo com a proposta a que o JORNAL DE LEIRIA teve acesso, desenvolvida por uma empresa de Viseu, do lado Norte prevê-se a instalação de um ascensor que circulará em carril, passando por cima da Rua Christiano Cruz (que dá acesso ao largo da Escola Secundária Domingos Sequeira). O acesso ao ascensor far-se-á por uma plataforma a criar junto ao antigo horto municipal, à qual se acederá pela Avenida 25 de Abril.

 

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.