Economia

“Conferência solidária” amanhã em Castanheira de Pera

9 mar 2018 00:00

Iniciativa, com início previsto para as 10 horas, é organizada pela Confagri e pela UGT

conferencia-solidaria-amanha-em-castanheira-de-pera-8293
Raquel de Sousa Silva

“Unidas pela vontade de agilizar a recuperação dos territórios afectados pelos trágicos incêndios que marcaram o ano de 2017 e empenhadas em contribuir, de forma activa, para a revitalização económica e social desses territórios”, a Confragri e a UGT promovem este sábado, dia 10, uma “conferência solidária” em Castanheira de Pera.

O evento, com início previsto para as 10 horas no auditório municipal, tem como tema Valorizar o interior – promover o investimento e o emprego. “Serão apresentadas as diferentes perspectivas e as várias políticas definidas para implementar nestes territórios”.

Espera-se a presença de três ministros – Capoulas Santos, da pasta da agricultura, Caldeira Cabral, ministro da economia, e João Pedro Matos Fernandes, com a tutela do ambiente – e de um secretário de Estado, o do emprego, Miguel Cabrita.

“Os organizadores acreditam que, mais do que as palavras, é necessária a consistência de uma atitude política que promova uma nova forma de encarar a ocupação activa dos territórios, o desenvolvimento económico e a criação de emprego”.

Para Francisco Silva, secretário-geral da Confagri, “além da resposta de curto prazo de que têm sido alvo os territórios atingidos pelos incêndios, importa discutir e definir medidas de médio e longo prazo que promovam a revitalização económica e social do interior do nosso país. Esta conferência, pode dar importantes contributos nesse sentido”.

Já Carlos Silva, secretário-geral da UGT, refere que “valorizar o interior passa por políticas de proximidade às pessoas e às empresas, discutindo com todos os actores sociais, económicos e políticos,o que falta fazer para reduzir desigualdades e assimetrias”.