Viver

Concertos para Bebés pela liberdade no ano de 2024 em palcos de Portugal, Espanha e Bélgica

5 jan 2024 08:14

A temporada inclui novos programas ao longo de 34 datas e arranca já este fim-de-semana em Leiria

concertos-para-bebes-pela-liberdade-no-ano-de-2024-em-palcos-de-portugal-espanha-e-belgica
A companhia de Leiria dirigida por Paulo Lameiro associa-se em 2024 às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril
Musicalmente

Em 2024, todos os solistas convidados pela Musicalmente irão apresentar obras dedicadas ou inspiradas na liberdade, algumas delas com estreia absoluta nos Concertos para Bebés do novo ano.

David Ramy é o primeiro, no arranque da temporada, no próximo domingo, 7 de Janeiro, em Leiria, no Teatro Miguel Franco, com o espectáculo “Cuba Libre”.

A acompanhá-lo em dois temas estará Pep Moliner, director da Escola Superior de Música da Catalunha, que tocará um instrumento tradicional catalão, o fiscorn.

Pep Moliner encontra-se actualmente em residência artística na sede da Musicalmente nos Pousos, em Leiria.

“Com os Bebés pela Liberdade” é o lema que a Musicalmente vai evocar em toda a sua programação dos Concertos para Bebés em 2024.

A companhia de Leiria dirigida por Paulo Lameiro tem já 34 datas confirmadas em Portugal, Espanha e Bélgica.

Ao longo do ano, manter-se-á em residência em três salas, com novos programas mensais: Teatro Miguel Franco em Leiria, Convento de São Francisco em Coimbra e Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra.

Já em Fevereiro, a Musicalmente regressará à Casa da Música, no Porto.

David Ramy (voz), Gil Gonçalves (tuba), Umberto Giancarli (violeta), solistas Musicalmente, Inesa Markava (movimento), Pedro e Gonçalo Pereira (fagotes), Marco Fernandes (percussão), Raquel Reis (violoncelo), Luísa Sobral (voz), Surma (electrónica) e o coro Schola no Coração são os convidados em 2024 para os espectáculos “Cuba Libre”, “Raízes da Liberdade”, “Libertà”, “Vozes Que Libertam”, “Nas Asas de um Uirápuru”, “De Mãos Dadas”, “Vibrações”,“Abraçar uma Alma Escondida”, “Livre Pelas Palavras”, “Totalmente Nós” e“Iluminar Futuros”, respectivamente.

No plano internacional, a Musicalmente estará em residência artística no Palau da Música Catalana de Barcelona, em Junho, com um programa exclusivamente composto de música catalã que terá como solista convidado Pep Moliner.

Ainda fora de Portugal, os Concertos para Bebés vão fazer a sua estreia no Bozar de Bruxelas (Bélgica) no mês de Abril e estão previstas para Espanha mais duas digressões: uma a Bilbao a convite da Orquestra Sinfónica da cidade (Dezembro) e outra ao festival Rio Seco em Burgos (Julho).

Ao longo dos últimos 20 anos o mês de Abril sempre foi dedicado à música da liberdade. Mas no ano em que celebramos meio século do 25 de Abril, em tempos onde a democracia tanto se mascara e questiona na Europa e no Mundo, num quotidiano em que as atrocidades da Guerra parecem tornar-se banais e nada nos dizerem respeito, importa parar para pensar e mudar efectivamente alguma coisa nas nossas vidas. Temos todos a obrigação de militar pela liberdade, de a contruir dia a dia, nos nossos pequenos gestos e nas nossas grandes decisões”, pode ler-se na nota de divulgação partilhada pela Musicalmente.

“Os bebés são detentores de um poder extraordinário, capaz de mudar totalmente as vidas de quem os rodeia, alterando as prioridades de quem os cuida, obrigando a um reformular de valores, dos gestos quotidianos, mas também das grandes decisões e sonhos de futuro. A origem desse enorme poder não decorre de qualquer arma ou interesse financeiro, mas simplesmente do puro Amor que derramam, infundem e inspiram em todos os que os contemplam. É tempo de lembrar e assumir que os concertos para bebés não são somente para bebés, são mesmo para todos os que neles encontram e experienciam novos e inesperados momentos de puro prazer e fruição, mas também de encontro com o outro e os outros, de abertura ao outro e aos outros, e da consciência de um outro eu que as rotinas e afazeres diários impedem de conhecer”, salienta o director artístico, Paulo Lameiro, no mesmo texto.

Entretanto, está já confirmado, para 2025, um novo programa de Concertos para Bebés, e uma nova residência artística com artistas internacionais, a acontecer na Philharmonie do Luxemburgo.