Viver

Concerto. Tiago Cadete senta o público no palco e conta histórias dos migrantes de Pombal e Alcobaça

5 mai 2023 14:00

Estreia hoje em Alcobaça a nova criação de Tiago Cadete, uma performance-instalação criada ao longo de meses e várias residências artísticas que se baseia nos testemunhos de migrantes da América Latina a viver em Portugal e Espanha

concerto-tiago-cadete-senta-o-publico-no-palco-e-conta-historias-dos-migrantes-de-pombal-e-alcobaca
Tiago Cadete: “Nós almejamos que o trabalho, de alguma forma, tente consertar esta ligação, muito binária, entre nós e os outros”
Jornal de Leiria

Uma mensagem de áudio enviada pela ex-deputada Joacine Katar Moreira ajudou a identificar o caminho. “De repente, toda a gente ficou em silêncio para escutar aquela voz”, conta Tiago Cadete. “E daí nasce essa ideia de pensar um objecto (…) que privilegia o lugar da escuta e dessa atenção perante o outro, que também somos nós, no nal das contas”.

Concerto, que estreia hoje, 5 de Maio, no Cine-Teatro João d’Oliva Monteiro, é uma performance-instalação suportada por colunas de som e desenho de luz em que o texto se baseia nos testemunhos de 20 migrantes da América Latina que vivem em Portugal (Leiria, Alcobaça e Pombal) e Espanha (Granollers).

Na nova criação de Tiago Cadete, há um “jogo de espelho”. O artista transdisciplinar e autor de Concerto residiu 10 anos no Brasil. “Porque é que eu escolho? E agora tentar perceber porque é que outras pessoas escolhem o lugar que eu deixei”. E há, também, aquilo a que chama “inversão no edifício teatral”: os espectadores sentam-se no palco e as palavras chegam da plateia. “Quando nós dizemos concerto, também pode ser um conserto de consertar alguma coisa. Então, nós almejamos que o trabalho, de alguma forma, tente consertar esta ligação, muito binária, entre nós e os outros”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ