Viver

Concerto de música tradicional sefardita assinala 5 anos do Centro de Diálogo Intercultural de Leiria

18 jul 2022 09:50

O aniversário do Centro de Diálogo Intercultural de Leiria traz a Leiria a cantora e compositora israelita Noam "Nani" Vazana, que escreve em ladino, língua ameaçada de extinção

concerto-de-musica-tradicional-sefardita-assinala-5-anos-do-centro-de-dialogo-intercultural-de-leiria
Concerto de Noam “Nani” Vazana está agendado para domingo
DR

Os cinco anos de abertura ao público do Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, instalado na Igreja da Misericórdia, após obras de reabilitação, são assinalados nos dias 24 e 26 de Julho com um programa para todas as idades.

No Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, localizado na antiga judiaria, é interpretada, entre outros aspectos da história da cidade, a presença de cristãos, muçulmanos e judeus, durante a época medieval.

No domingo, 24 de Julho, pelas 18:30 horas, há concerto de música tradicional sefardita com Noam "Nani" Vazana, cantora e compositora nascida em Israel, actualmente a viver em Amesterdão, na Holanda, que é considerada uma das únicas artistas do mundo a escrever e compor em ladino, língua ameaçada de extinção.

Deverá apresentar temas do álbum Ke Haber, o mais recente.

Sefardita é o termo usado para referir os descendentes de judeus originários de Portugal e Espanha e o ladino é uma língua com origem, precisamente, na comunidade de judeus espanhóis.

A festa prossegue na terça-feira, 26 de Julho, com mais três momentos abertos ao público.

Pelas 10:30 horas, Vânia Jordão protagoniza a leitura dramatizada do livro infanto-juvenil Leiria Medieval: uma vila de mouros, judeus e cristãos, co-editado em 2019 pelo Município de Leiria e pela Barca do Inferno Editora.

Às 14:30 horas acontece a performance Museus Imaginários - Visita Dançada, por Inesa Markava.

Finalmente, às 18 horas, é apresentada a performance Léguas de Línguas, um projecto da SAMP, com Sandie Mourão, Laura Perdomo, Inesa Markava e Yumiko Ishizuka.

A participação nas atividades é gratuita, com inscrição prévia necessária para cdil@cm-leiria.pt ou 244 839 677.