Viver

Concerto de Escape-Ism traz Ian Svenonius a Leiria

4 mai 2022 17:29

Fundador de bandas como Nation of Ulysses, The Make-Up, Weird War e Chain and the Gang actua no próximo fim-de-semana no Texas Bar

concerto-de-escape-ism-traz-ian-svenonius-a-leiria
Escape-Ism com concerto agendado no Texas Bar, a 8 de Maio
DR

Livros, filmes e bandas, incluindo Escape-Ism, para ver e ouvir no Texas Bar, já no próximo domingo, 8 de Maio, em formato matiné.

Ian F. Svenonius, autor, cineasta e músico, vai a palco nos Barreiros (Amor) e são vários os melómanos para quem não restam dúvidas que este é um dos artistas internacionais mais importantes de sempre a actuar no concelho de Leiria, sobretudo numa análise focada na cultura indie.

O concerto de Escape-Ism no Texas Bar está agendado para depois das 18 horas e acontece após o lançamento, em Outubro do ano passado, do álbum Rated Z, em que se inclui o tema “(Born with a) Woman's Intuition”.

Num artigo publicado no Washington Post, em 2014, o crítico Chris Richards refere-se a Ian Svenonius como estrela do rock underground e o homem mais interessante no rock-and-roll.

Também a Vice, mais recentemente, lhe dedicou um extenso perfil.

Nation of Ulysses, The Make-Up, Weird War e Chain and the Gang são alguns dos grupos fundados por Ian Svenonius nos últimos 35 anos, durante os quais se tornou figura de relevo do movimento punk e pós-punk, com mais de 20 álbuns editados.

Pelo caminho, publicou livros como The Psychic Soviet, Supernatural Strategies for Making a Rock ‘n’ Roll Group e Censorship Now!

“Escape-Ism é uma autêntica máquina de rock-and-roll minimalista, com gritos, fuzz e reverb na dose certa, bem embalados por ritmos e samples meticulosamente seleccionados que movimentam uma performance frenética”, refere o texto de divulgação do Texas Bar.

“O projecto que foi originalmente concebido para acompanhar a tour de apresentação do livro Supernatural Strategies for Making a Rock 'n' Roll Group” depressa se tornou num duo com a fotógrafa e cineasta Alexandra Cabral”, lê-se. “Desde então lançaram três discos, Introduction to Escape-Ism, The Lost Record e Rated Z, para além de um LP silencioso chamado The Silent Record”.

Também na tarde de domingo, o Texas Bar recebe os Wipeout Beat, de Coimbra.

Os bilhetes custam 10 euros.