Sociedade

Comunidade da Região de Leiria vai reunir com Coimbra e Aveiro para manter prioridade na linha de alta velocidade

17 jul 2025 10:00

Esta reunião tem ainda como objectivo reforçar a concertação regional em torno da concretização deste eixo prioritário

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A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) vai promover uma reunião conjunta com as regiões de Coimbra e Aveiro para debater a importância estratégica da inclusão das três regiões no projecto da alta velocidade ferroviária, mantendo a prioridade.

Esta reunião tem ainda como objectivo reforçar a concertação regional em torno da concretização deste eixo prioritário e alinhar uma posição comum para apresentação ao Governo e à Comissão Europeia.

A posição da CIMRL surge após a recente proposta de desenvolvimento da ligação ferroviária de alta velocidade entre Aveiro, Viseu, Guarda, Salamanca e Madrid, apresentada esta quarta-feira, na cidade de Aveiro, e no âmbito da reunião de trabalho sobre o Transporte Ferroviário no Corredor Atlântico e demais eixos estratégicos ferroviários para a Região Centro.

Segundo os autarcas da região de Leiria, “embora se reconheça o mérito das iniciativas que visam reforçar as conexões ferroviárias entre Portugal e Espanha, nomeadamente para o transporte eficiente de passageiros e mercadorias", as "prioridades nacionais no sector ferroviário devem ser criteriosamente ponderadas, tendo em vista a coesão territorial e os compromissos estratégicos já assumidos pelo Governo”.

“A ligação Lisboa-Porto com Estação em Leiria deve permanecer prioritária” e garantir uma estação intermédia, “como elemento estruturante do desenvolvimento nacional e regional”, refere um comunicado da CIMRL, lembrando que esta ligação representa “um eixo de articulação essencial entre as duas principais áreas metropolitanas do país” e “uma alavanca para a competitividade do centro litoral, onde se concentra uma parte significativa da produção industrial e das exportações portuguesas”.

A estação em Leiria é uma “resposta estratégica às necessidades de mobilidade sustentável da população e à redução da dependência da rodovia” e “uma medida alinhada com os objetivos europeus de descarbonização e reforço da intermodalidade”.

Por isso, a proposta de ligação ferroviária Aveiro–Viseu–Guarda–Salamanca–Madrid, "embora compreensível no quadro do reforço do Corredor Atlântico Europeu, não deve ocorrer em detrimento das ligações ferroviárias prioritárias já definidas no âmbito da Rede Transeuropeia de Transportes”, referiu a CIMRL.

Os autarcas da região de Leiria alertam  “para o risco de dispersão de recursos, adiamentos injustificáveis e perda de foco na execução dos projectos estruturantes nacionais, nomeadamente a ligação Lisboa–Porto com paragem em Leiria, cuja concretização ainda aguarda avanços decisivos”.

Gonçalo Lopes, presidente da CIMRL, convidou o ministro das Infraestruturas e Habitação a participar na reunião com os autarcas de Coimbra e Aveiro, “reconhecendo a importância do seu envolvimento ativo na construção de soluções de mobilidade verdadeiramente integradas, eficientes e sustentáveis”.

A CIMRL está alinhada com a coesão territorial e desenvolvimento sustentável que pautam a política ferroviária nacional e europeia, mas sublinhou que a “concentração de investimentos deve atender às regiões de maior dinâmica industrial e exportadora, como é o caso da Linha do Oeste, um eixo ferroviário estruturante para a Região Centro e que exige investimentos urgentes de modernização do serviço”.