Saúde

Comissão de utentes pede resposta para cuidados de saúde primários e instiga população da Marinha Grande a mobilizar-se

28 nov 2023 09:56

Comissão pede reunião com ACeS Pinhal Litoral. Funcionamento do SAP, falta de médicos e dúvidas sobre ULS de Leiria são motivo de preocupação

comissao-de-utentes-pede-resposta-para-cuidados-de-saude-primarios-e-instiga-populacao-da-marinha-grande-a-mobilizar-se
Serviço de Atendimento Permanente é uma das preocupações da comissão
Daniela Franco Sousa/Arquivo

A Comissão de Utentes em Defesa do SAP 24 H Marinha Grande solicitou reunião ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Pinhal Litoral e pediu ao presidente de câmara, Aurélio Ferreira, “empenhamento activo” no encontro.

Num comunicado, dirigido à população, a comissão diz que tem acompanhado, “com bastante apreensão, tudo o que se tem vindo a passar quanto à prestação de cuidados de saúde primários no País”, com especial incidência sobre o concelho da Marinha Grande.

Desse análise, concluiu que a prestação de cuidados de saúde no Centro de Saúde tem vindo a degradar-se. E exemplifica: “o SAP raramente funciona (…) excepto ao fim-de-semana, quando o serviço é assegurado pelos médicos e pessoal de saúde afecto ao Centro de Saúde”.

“Teme-se que esta estratégia vise, a curto prazo, o encerramento definitivo destes serviços, com as consequências que, tal facto, trará para a população do concelho, na resposta a uma situação de urgência”, prossegue.

“A falta de médicos de família continua a fazer-se sentir de forma acentuada”, nota a comissão, que refere ainda “a ausência de qualquer informação aos profissionais de saúde e aos utentes sobre as consequências para os cuidados de saúde primários, da implementação da Unidade Local de Saúde Leiria, como de todas as ULS do País, a 1 de Janeiro de 2024”.

“Alertamos mais uma vez para a necessidade de a população estar atenta e se mobilizar para a defesa intransigente do Serviço Nacional de Saúde e da prestação digna de cuidados de saúde primários no concelho”, salienta a comissão.