Viver

Comemorações de Rodrigues Lobo trazem 200 autores a Leiria numa Ronda Poética internacional

19 fev 2021 12:22

A ligação ao rio Lis é outra marca forte do programa que em 2021 assinala os 400 anos da morte de Francisco Rodrigues Lobo

comemoracoes-de-rodrigues-lobo-trazem-200-autores-a-leiria-numa-ronda-poetica-internacional
A estátua de homenagem a Rodrigues Lobo na praça em Leiria que tem o nome do poeta
Ricardo Graça

Para que 2021 seja “o ano de Francisco Rodrigues Lobo”, explica a vereadora Anabela Graça, o Município anunciou esta manhã um conjunto de actividades nas áreas da educação e da cultura, com coordenação científica de Carlos André, que vão decorrer ao longo de meses em Leiria.

O programa de comemorações dos 400 anos da morte de Francisco Rodrigues Lobo, adianta Anabela Graça, pretende exaltar “a vida e a obra” do poeta, mas, também, “celebrar a cultura e o território”, ao envolver a população do concelho.

Ponto alto será a realização da Ronda Poética em Março, desta vez com dimensão internacional, que vai envolver, durante 10 dias, 200 autores de 40 países, em articulação com a Leiria Cidade Criativa da Música e com cidades estrangeiras que também pertencem à rede Unesco.

Outra marca do programa previsto para 2021 é a ligação à Natureza, com várias acções que inspiram à redescoberta do Lis, como, por exemplo, visitas e roteiros nas margens do rio.

Para Carlos André, responsável pela Fotobiografia (Im)possível sobre Francisco Rodrigues Lobo, “a grande modernidade de Francisco Rodrigues Lobo está, de facto, no olhar muito atento à água e ao ambiente”.

“É quase um hino àquilo que são as novas causas da sociedade em que vivemos”, refere.

Segundo Carlos André, o autor nascido em Leiria no século XVI era “um poeta ecológico” e “toda a flora da região que bordejava os rios Lis e Lena aparece” na respectiva obra.

O programa apresentado hoje em conferência de imprensa pelo Município de Leiria contempla um congresso científico internacional, a reedição de Corte na Aldeia, uma sessão pela Academia de Ciências, mais uma edição do Prémio de Literatura Francisco Rodrigues Lobo, o lançamento de um CD, inúmeras iniciativas nas escolas, a publicação de livros infanto-juvenis, concursos de cinema, fotografia e escrita criativa, uma produção liderada pelo Te-Ato com os clubes de teatro das escolas, visitas guiadas, exposições, uma opereta para a infância, concertos e roteiros.

O coordenador científico das comemorações, Carlos André, não tem dúvidas que Francisco Rodrigues Lobo é “o maior escritor leiriense”, mas, também, “um dos grandes escritores portugueses” e “o maior autor de romance pastoril em Portugal”.