Sociedade

Começa hoje em Fátima primeira peregrinação após pandemia com grupos estrangeiros

12 ago 2020 14:25

A Peregrinação Internacional de Agosto arranca hoje no Santuário de Fátima, a terceira após o desconfinamento e a primeira em que estão registados grupos estrangeiros após o início da pandemia.

comeca-hoje-em-fatima-primeira-peregrinacao-apos-pandemia-com-grupos-estrangeiros
Grupos estrangeiros previstos são em número inferior ao do ano passado
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

A Peregrinação Internacional, que decorre hoje e quinta-feira, integra também a Peregrinação Nacional do Migrante e Refugiado, sendo normalmente esperados milhares de emigrantes portugueses que aproveitam as férias de Verão para se deslocar a Fátima.

A celebração na Cova da Iria será a primeira grande peregrinação aniversária após o início da pandemia de Covid-19 em que foram registadas inscrições de grupos estrangeiros, estando prevista a presença de três grupos de peregrinos da Alemanha, Polónia e Espanha, disse à agência Lusa o gabinete de comunicação do Santuário.

Os números estão longe dos registados em 2019, em que estiveram inscritos 212 grupos estrangeiros e 68 portugueses (este ano estão inscritos quatro grupos portugueses), referiu a mesma fonte, salientando que a maior dificuldade neste momento "prende-se com a falta de mobilidade das pessoas", especialmente grupos estrangeiros que "vêm de outros continentes onde a pandemia continua ainda muito activa e com muitas restrições".

A celebração na Cova da Iria vai ser presidida pelo bispo de Santarém e presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e da Mobilidade Humana, José Traquina.

Face à pandemia, o Santuário está à espera acima de tudo de estrangeiros a residir em Portugal e dos emigrantes que estão no País de férias.

Com um recinto com mais de 30 mil metros quadrados, haverá voluntários a monitorizar a distribuição das pessoas no local, por forma a garantir o necessário distanciamento físico.

O uso de máscara não é obrigatório, mas recomendado, havendo avisos sonoros de meia em meia hora em várias línguas a recordar as medidas preventivas face à pandemia.

A peregrinação começa às 21:30 horas de hoje e termina na quinta-feira.