Sociedade

Comboio Light está de volta e promete ligar Marinha Grande e Leiria

26 fev 2023 09:00

Plano de mobilidade do Município da Marinha Grande equaciona avançar com projecto, que pretende reduzir tráfego automóvel na cidade

comboio-light-esta-de-volta-e-promete-ligar-marinha-grande-e-leiria
Município estuda formas de reduzir trânsito automóvel e diminuir pagada carbónica
Ricardo Graça/Arquivo
Daniela Franco Sousa

As questões da mobilidade e da descarbonização voltaram a ter destaque na última reunião de Câmara da Marinha Grande, com o presidente da autarquia a anunciar que estão a ser estudadas várias formas de agilizar a circulação entre Leiria e Marinha Grande, com recurso a transportes movidos a energias renováveis.

O vereador Orlando Jóia tornou a falar sobre a necessidade de requerer a isenção de portagens na A8, no troço entre Marinha Grande- Sul e Marinha Grande-Este, de forma a promover uma espécie de variante, que facilite a circulação rodoviária entre Leiria e Marinha Grande.

Aurélio Ferreira, presidente da autarquia, informou que o plano de mobilidade que está a ser estudado para o concelho analisa várias hipóteses. E referiu também que o plano de mobilidade de Leiria está a ser simultaneamente preparado por aquele município, estando ambos os presidentes “muito empenhados” em resolver a questão da ligação entre as cidades.

Aurélio Ferreira não descarta a necessidade de pedir a isenção junto da dona da A8, mas adianta mais alternativas em estudo: criação de um autocarro, movido a electricidade ou hidrogénio, que faça a ligação entre as duas cidades, ou o comboio Light.

António Fragoso, vereador da Mobilidade, lembrou que o projecto Light envolve autarquias, o Politécnico de Leiria, o Centimfe e várias empresas da região. “É um projecto antigo, mas que, com a oportunidade do Portugal 2030, poderá ver a luz ao fundo túnel.”

Rui Tocha, responsável pelo Centimfe, confirma que o projecto Light – Electric Rail Shuttle tem tido evolução. É um conceito de mobilidade leve, transporte sem

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ