Sociedade

Comandante Distrital de Leiria e segundo comandante de Óbidos ajudam Moçambique

22 mar 2019 00:00

Carlos Guerra e Marco Martins integram missões de ajuda, após passagem do ciclone Idai.

comandante-distrital-de-leiria-e-segundo-comandante-de-obidos-ajudam-mocambique-10040

O comandante distrital de operações de socorro de Leiria, Carlos Guerra, partiu esta quinta-feira para Moçambique integrado numa equipa avançada de peritos multidisciplinares da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Neste grupo seguiram elementos de Comando da ANPC, da Força Especial de Bombeiros, da Guarda Nacional Republicana (UEPS - Unidade de Emergência de Protecção e Socorro e binómios de busca e socorro), do INEM e da EDP, refere um comunicado da ANPC.

Esta equipa irá participar nas operações de socorro na sequência do ciclone Idai que afectou este país, informa a página da ANPC.

A missão, coordenada pela ANPC, seguiu a bordo de um avião C-130 da Força Aérea Portuguesa que partiu do AT 1 (Aeroporto Militar de Figo Maduro).

Portugal disponibilizou também um conjunto de materiais destinados a apoiar as populações afetadas (kits alimentares, kits de higiene e esteiras).

A bordo do C-130 seguiram também equipamentos de apoio logístico à missão portuguesa e à missão consular do Ministério dos Negócios Estrangeiros e também de apoio ao Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses.

A ajuda humanitária, que decorre do pedido de assistência internacional formulado pelas autoridades Moçambicanas via Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, enquadra-se no auxílio externo que Portugal tem vindo a prestar no âmbito do esforço internacional de ajuda Moçambique, acrescenta a ANPC.

Também o segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Óbidos, Marcos Martins, segue hoje para Moçambique, integrado numa equipa da ONG (Organização Não Governamental) Portuguesa, Estimulo ONGD, que tem representatividade em Moçambique e que está envolvida na ajuda humanitária às áreas mais afectadas da província de Sofala, refere a página de facebook dos bombeiros de Óbidos.

Este grupo partirá hoje às 19 horas para Moçambique.