Covid-19

Com apenas dois casos positivos, Continente de Alcobaça reabre amanhã

21 abr 2020 19:58

Anúncio feito pelo presidente da autarquia

com-apenas-dois-casos-positivos-continente-de-alcobaca-reabre-amanha
Foram efectuados 105 testes aos funcionários
DR

O presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, anunciou novidades acerca do Continente Bom Dia de Alcobaça, na sua página de Facebook. 

O autarca refere que, dos 105 testes efectuados aos funcionários ao espaço comercial, que foi encerrado devido à detecção de casos de infecção por Covid-19, dois deles deram resultado positivo e quatro foram inconclusivos, esperando novos testes, neste momento.

Neste momento, o concelho de Alcobaça regista 28 casos positivos e quatro de recuperação.

"No dia de ontem, pelas 18 horas, efectuei juntamente com Jorge Nunes, coordenador de saúde do ACES Oeste Norte, uma vistoria às instalações do referido estabelecimento comercial que contou com a presença do seu director. Foram sinalizadas por Jorge Nunes, melhorias e recomendações de funcionamento que o estabelecimento deveria de imediato adoptar", explica Paulo Inácio.

O autarca adianta que a Autoridade de Saúde suspendeu o encerramento temporário e abertura amanhã, dia 21 de Abril, do estabelecimento embora tenha sido considerado "imprescindível" que todos os trabalhadores que se encontravam ao serviço aquando o aparecimento dos casos positivos de Covid-19, sejam mantidos no seu domicílio até que a Autoridade de Saúde autorize o retomar da actividade normal de trabalho. 

"Todos os trabalhadores que irão integrar a partir de amanhã as actividades deste estabelecimento, terão de ser submetidos a uma avaliação do seu estado de saúde por parte do Serviço de Saúde Ocupacional da empresa, tendo sido inclusive recomendado um reforço na formação dos mesmos."

Paulo Inácio anunciou ainda que a Câmara Municipal de Alcobaça, em articulação com a Segurança Social, está a preparar, com partilha de custos, o rastreio integral, com realização de testes de Covid-19 a todos os funcionários dos lares e IPSS do concelho. O rastreio será alargado aos utentes destas instituições no caso de haver alguma sintomatologia e no caso de algum funcionário acusar positivo.

O presidente da Câmara anunciou ainda que está a ser estudada a contratação de uma "máscara social" e que convocou para o dia 29 a Comissão Municipal de Protecção Civil para fazer um ponto de situação do Covid-19 no concelho, com especial incidência à análise das condições de habitabilidade e salubridade da comunidade estrangeira que reside e trabalha sazonalmente na agricultura do concelho.

Para esta reunião foram convocadas, além das autoridades, o Instituto de Emprego e Formação Profissional e a Autoridade para as Condições do Trabalho.