Economia

Com a ajuda da avó, jovem de Mira de Aire lança ténis de cannabis

17 nov 2020 17:21

Sapatilhas têm sido um sucesso no mercado internacional

com-a-ajuda-da-avo-jovem-de-mira-de-aire-lanca-tenis-de-cannabis
Artigos têm tido forte aceitação no mercado norte-americano
DR
Daniela Franco Sousa

A ideia nasceu numa noite descontraída de copos entre amigos. “Cannabis dá para tudo, menos para calçado” terá alguém comentado. A ideia ficou a fermentar na cabeça de Bernardo Carreira, jovem natural de Mira de Aire, que nos dias que se seguiram convenceu a avó, septuagenária experiente em têxteis, a embarcar consigo num projecto de produção de sapatilhas feitas à base de fibras de cânhamo.

Bernardo Carreia tem actualmente 27 anos, tem licenciatura em Gestão pelo ISCTE, mestrado em Negócios, realizado nos Estados Unidos, e tornou-se CEO da 8000Kicks, a empresa que entretanto já fabrica dois modelos de sapatilhas de cannabis em Felgueiras e na China e exportou milhares de ténis para os mercados norte-americano, canadiano, britânico e alemão.

O processo demorou cerca de dois anos, recorda o jovem, que teve de convencer a avó, de 77 anos, a trabalhar com este material sui generis e, com a sua ajuda, testou diversos tipos de fibras de cânhamo e desenvolveu inúmeros protótipos. Com esta ideia, nascida de uma brincadeira entre amigos, acabou por ser constituída esta empresa que já criou três empregos directos, além de outros 50 colaboradores subcontratados.

De acordo com Bernardo Carreira, não faltam virtudes às suas sapatilhas. Trata-se, em primeiro lugar, de um tecido muito durável e resistente à água, expõe o jovem. “Muitas velas e cordas utilizadas durante os Descobrimentos foram feitas com este material precisamente por isso”, realça o CEO da startup de Mira de Aire.

Além disso, é uma planta amiga do ambiente, cuja produção “requer cinco vezes menos água do que a de algodão” e que pode ser cultivada num terreno durante um período longo que pode chegar “até 14 anos conse

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ