Sociedade

Colónia da Cáritas anima férias de Verão há mais de 30 anos

19 ago 2017 00:00

Pais procuram resposta económica, segura e divertida na Praia do Pedrógão

colonia-da-caritas-anima-ferias-de-verao-ha-mais-de-30-anos-6985
Daniela Franco Sousa

Embora o seu foco esteja nas crianças e nos adolescentes de famílias carenciadas, a Colónia Balnear da Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima, na Praia do Pedrógão, acolhe miúdos de todos os contextos sociais

Os pais procuram férias “económicas, seguras e divertidas” e a resposta está numa instituição “credível”, que procura incluir ao invés de “guetizar”. As crianças, por seu lado, vivem uma experiência única, que fica para toda a vida.

Leonardo, de Fátima, tem 13 anos e já passou “cinco ou seis” Verões nesta colónia, tempo mais do que suficiente para fazer amizades duradouras. Gosta de jogar futebol, ao disco, de fazer escavações na praia e ir ao mar. E, não menos importantes, são as refeições preparadas pela D. Saudade, considera Leonardo.

Na colónia há sempre “alimentação equilibrada”, apesar de, de vez em quando, se poder saborear “um gelado ou um leite creme”, exemplifica o adolescente.

Eduardo, de 10 anos, e Laura, de 9, são irmãos. Trocam Fátima pela Praia do Pedrógão há quatro anos. Passam o ano desejosos que chegue o Verão para voltarem à colónia, explica Eduardo, que até das cenouras cozidas da D. Saudade gosta muito.

Já a irmã aprecia bastante as peças de teatro que se realizam na colónia diariamente e a possibilidade de molhar os pés todos

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ