Viver

Coisa Nossa: o arroz de marisco do Coelho

29 fev 2020 10:09

É a referência para quem procura aquela Maravilha da Gastronomia, na Praia da Vieira

coisa-nossa-o-arroz-de-marisco-do-coelho
Com lagosta, camarões e amêijoas, mas também coentros e pimentos
CMMG

Em geral, 2011 não é ano para ficar gravado a ouro na memória colectiva, em Portugal. É o ano em que o governo de José Sócrates cai e o primeiro-ministro é substituído por Pedro Passos Coelho, depois de eleições antecipadas que têm como cenário a aplicação de medidas de austeridade e o recurso a assistência financeira internacional.

É também o ano, ainda no contexto da crise económica e da troika, em que os Homens da Luta vencem o Festival da Canção com o tema A Luta é Alegria.

Em 2011, a Portugal Telecom ainda se chama Portugal Telecom e Zeinal Bava é eleito o melhor CEO da Europa no sector das telecomunicações pela Institutional Investor Magazine, enquanto Portugal e a Venezuela – que é como quem diz Paulo Portas e Nicolás Maduro, ambos, à época, com a tutela dos Negócios Estrangeiros, nos respectivos países – assinam 13 novos acordos de cooperação em assuntos tão diferentes como a saúde, a energia eléctrica, a pecuária e a venda de computadores Magalhães.

Mas, no concelho da Marinha Grande, 2011 é o ano em que o arroz de marisco da Praia da Vieira é eleito uma das 7 Maravilhas da Gastronomia, em Portugal, estatuto que partilha com a alheira de Mirandela, o queijo da Serra da Estrela, o caldo verde, a sardinha assada, o leitão da Bairrada e o pastel de Belém, depois de um concurso com 70 candidaturas a nível nacional.

Na defesa de uma das receitas mais afamadas da gastronomia local, o Município da Marinha Grande lembra que a Praia da Vieira é um destino procurado também pela restauração, sobretudo ligada aos produtos do mar.

O arroz de marisco da Praia da Vieira diferencia-se dos restantes por ser servido directamente do lume num tacho de barro, ainda a fervilhar. É confeccionado com lagosta, camarões de tamanho generoso e amêijoas, em arroz carolino, pimentos e coentros.

De acordo com Paulo Silva, do restaurante Solemar, o galardão de Maravilha da Gastronomia teve impacto imediato, atraindo novos clientes: “Naquele ano houve muita procura, fora do normal”. O efeito mantém-se até hoje e é positivo “para toda a gente”, afirma ao JORNAL DE LEIRIA.

O restaurante Solemar (negócio fundado pelos pais de Paulo Silva) serve arroz de marisco à moda da Praia da Vieira desde 1975 e é considerado uma referência para quem procura este prato específico, que também se encontra noutros restaurantes da povoa

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ