Viver

Clara Andermatt abre o festival Materiais Diversos em 2016

27 jun 2016 00:00

Oitava edição decorre entre 15 e 24 de Setembro em Minde, Alcanena e Torres Novas.

clara-andermatt-abre-o-festival-materiais-diversos-em-2016-4448

O espectáculo Bandorganismo – Dança para Músicos, com coreografia de Clara Andermatt, abre a oitava edição do festival Materiais Diversos, que vai decorrer entre 15 e 24 de Setembro de 2016, nas localidades de Minde, Torres Novas e Alcanena.

Nesta produção, Clara Andermatt junta-se ao compositor João Lucas para criar uma partitura de movimentos em que são protagonistas os músicos da Sociedade Musical Mindense. Mas há mais: o solo de uma bailarina ventríloqua; a Colecção de Amantes de Raquel André, performance acerca da intimidade que se baseia em mais de 100 encontros com desconhecidos; o Family Affair do colectivo italiano ZimmerFrei, através do qual alguns habitantes locais se tornam protagonistas da sua própria história; num total de 10 espectáculos de artes performativas, metade dos quais são estreias.

Depois, destaque para o somatório de aulas, laboratórios de criação, conversas e residências artísticas e para a parceria com o festival Bons Sons, que vai programar o espaço Ponto de Encontro num antigo edifício industrial, a Fábrica da Cultura de Minde.

A direcção artística do Materiais Diversos está entregue a Elisabete Paiva, que explica o tema-chave da edição 2016, o excepcionalmente comum: "Como pode o comum ter lugar, a partir da excepção?"; como fazer "algo em conjunto, a partir da diferença?"