Viver

Cistermúsica: Festival de Música de Alcobaça anuncia primeiras novidades

16 jan 2026 18:00

O tema “Ressurreição” vai marcar a edição de 2026

cistermusica-festival-de-musica-de-alcobaca-anuncia-primeiras-novidades
Um regresso em agenda: Alto Minho Youth Orchestra
FB AMYO

De 26 de Junho a 31 de Julho de 2026, sob o tema “Ressurreição”, realiza-se o 34.º Festival de Música de Alcobaça, anunciou a Associação Banda de Alcobaça, que o organiza.

O concerto de abertura, no Mosteiro de Alcobaça, estará a cargo do Ludovice Ensemble, dirigido por Miguel Jalôto. Na Nave Central ecoará a Missa em si menor, BWV 232, de Johann Sebastian Bach.

No encerramento, o palco da Cerca do Mosteiro vai acolher a Alto Minho Youth Orchestra, sob a direcção musical do maestro Miguel Sepúlveda. Em palco estarão mais de 200 músicos, entre coro e orquestra, para a interpretação da Sinfonia n.º 2 em dó menor, GMW 30, de Gustav Mahler.

“Entre a celebração litúrgica de Bach e a travessia existencial proposta por Mahler, estes dois concertos traduzem, em música, a ideia de Ressurreição enquanto processo de transformação espiritual e humana”, adianta a ABA numa nota de divulgação.

Estão previstos 50 espectáculos no 34.º Festival de Música de Alcobaça, que voltará a ser o ponto alto da temporada Cistermúsica, que acontece ao longo de todo o ano e inclui o Cistermúsica Sacra (Março) e o Cistermúsica Fronteiras (Outubro a Dezembro).