Viver
Cistermúsica: Amália na América, jazz que vem de Londres e a orquestra de Estela Alexandre
Na cerca do Mosteiro de Alcobaça, a Orquestra XXI toca duas maiores do repertório clássico
Amália Rodrigues conquistou o outro lado do Atlântico, actuando nos mais prestigiados palcos dos Estados Unidos, onde interpretou e gravou, não só fados, mas também canções da Broadway e de Hollywood.
O projecto Amália na América - Além do Fado evoca essa ponte musical transatlântica, reunindo a Orquestra das Beiras, dirigida por Jan Wierzba, e as vozes de Cristina Branco, Raquel Tavares e Ricardo Ribeiro.
O concerto, que inclui arranjos de Daniel Bernardes, músico de Alcobaça, percorre o fado e o cancioneiro americano, e em Outubro foi apresentado no Carnegie Hall, em Nova Iorque.
No domingo, 19 de Julho, às 21:30 horas, chega ao multiusos Panorama, em Alcobaça, no âmbito do 34.º Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça.
Jazz britânico ao ar livre
Aindas neste fim-de-semana, actua no Bosque do Mosteiro de Alcobaça e na Lagoa do Arrimal (em Porto de Mós, durante o Ciclo de Concertos em Meio Natural) o grupo britânico Tanhai Collective, banda emergente da nova cena jazz do Reino Unido.
Depois de actuações esgotadas em salas de referência como o Ronnie Scott's, e de colaborações com nomes como os Headhunters, de Herbie Hancock, o colectivo de seis músicos apresenta-se em Portugal com a sua fusão de jazz improvisado, soul e funk, adianta a organização.
Nesta edição do Festival de Música de Alcobaça, a Orquestra XXI regressa ao palco da Cerca do Mosteiro para uma noite sinfónica que reúne duas obras maiores do repertório clássico: o Concerto para piano de Edvard Grieg, interpretado pela pianista franco-albanesa Marie-Ange Nguci, e a Sinfonia n.º 9 de Antonín Dvořák. Na noite de sexta-feira.
Cantomilo ao vivo
No sábado, é a compositora e maestrina Estela Alexandre, de Leiria, considerada uma das mais promissoras criadoras do jazz português, que sobe ao grande palco da Cerca do Mosteiro de Alcobaça à frente da sua orquestra, reunindo mais de vinte músicos de referência e de diferentes gerações. O concerto parte de Cantomilo, trabalho finalista na categoria de Melhor Álbum de Jazz da 8.ª edição dos PLAY - Prémios da Música Portuguesa.
Outras propostas do Cistermúsica por estes dias: Eva Braga Simões com Davide Amaral, O Bando de Surunyo, concerto final de residência artística de jazz e Ensemble São Tomás de Aquino.
De 16 a 22 de Julho, com momentos nos concelhos de Alcobaça e Porto de Mós.