Viver

Cineasta de Leiria convidado por festival espanhol para ciclo de curtas sobre a quarentena

4 mai 2020 15:51

Peça de Pedro Neves para a Semana del Audiovisual Contemporáneo de Oviedo (SACO) mistura imagens gravadas em casa com diálogos do filme Stalker, de Andréi Tarkovsky

cineasta-de-leiria-convidado-por-festival-espanhol-para-ciclo-de-curtas-sobre-a-quarentena
Pedro Neves
Ricardo Graça/Arquivo

Chama-se Have You Been Living On The Moon? e é um exercício de minuto e meio disponível desde hoje, 4 de Maio, na plataforma Vimeo. A curta de Pedro Neves faz parte do projecto Postales Filmadas, da Semana del Audiovisual Contemporáneo de Oviedo (SACO), para o programa Cultura de Salón, que reúne propostas para ver online lançadas pela Fundación Cultural Municipal de Oviedo, em Espanha, no contexto da pandemia de Covid-19.

Em Postales Filmadas, nove cineastas que participaram nas cinco edições da SACO misturam imagens gravadas nas suas próprias casas, durante o confinamento, com música, diálogos ou textos dos seus filmes favoritos, numa iniciativa que pretende promover o relacionamento entre as artes.

Pedro Neves escolheu um diálogo do filme Stalker, de Andréi Tarkovsky, exibido pela primeira vez em 1979. Com vozes do dobrador Fran Jiménez e do jornalista José Manuel Echéver, o excerto seleccionado pelo cineasta de Leiria questiona o papel da tecnologia e da arte.

Para ver aqui:

Manuel Martín Cuenca, Arantxa Aguirre, Juan Luis Ruiz, Maider Fernández, David Pantaleón, Gonzalo Tapia, Belén Funes e Lois Patiño são os outros cineastas convidados pela organização da SACO.