Sociedade

Cinco votos a favor e três contra à eutanásia entre os deputados eleitos por Leiria

21 fev 2020 12:14

Assembleia da República aprovou, esta quinta-feira, a despenalização da eutanásia.

cinco-votos-a-favor-e-tres-contra-a-eutanasia-entre-os-deputados-eleitos-por-leiria


Cinco votos a favor e três contra. Foi desta forma que votaram oito dos dez deputados eleitos pelo distrito de Leiria os cinco projectos de Lei sobre a eutanásia, aprovados na generalidade, esta quinta-feira, na Assembleia da República. Ausentes da votação estiveram Margarida Balseiro Lopes e Pedro Roque, ambos da bancada do PSD. 


Entre os quatro deputados do PS eleitos pelo distrito, Elza Pais, João Paulo Pedrosa e Sara Velez expressaram o seu apoio aos cinco projectos que defendem a despenalização da eutanásia, enquanto Raul Castro votou contra. O ex-presidente da Câmara Leiria foi um dos oito deputados socialistas que se manifestaram contra as propostas. 


Do lado do PSD, Hugo Oliveira votou a favor, enquanto Olga Silvestre e João Marques foram contra. Ricardo Vicente, eleito pelo Bloco de Esquerda, votou favoravelmente os cinco projectos. 


O projecto do PS foi o mais votado, com 127 votos, 10 abstenções e 86 votos contra, sendo o do BE o segundo mais votado, com 124 deputados a favor, 14 abstenções e 85 contra. Também os diplomas do PAN, do PEV e do Iniciativa Liberal foram aprovados. 

Os cinco projectos de lei descem agora à Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias para o debate na especialidade, de onde deverá sair um texto comum, que será depois remetido para o Presidente da República, que o pode vetar e devolver à Assembleia da República ou remetê-lo para o Tribunal Constitucional.