Sociedade

Cinco mulheres encabeçam listas do PS às juntas de freguesia

17 abr 2021 12:29

Há dez recandidaturas às próximas eleições autárquicas

cinco-mulheres-encabecam-listas-do-ps-as-juntas-de-freguesia
Os 18 candidatos às juntas de freguesia do concelho de Leiria
DR

A Comissão Política do Partido Socialista de Leiria aprovou na noite de sexta-feira os 18 candidatos às uniões e juntas de freguesia para as eleições autárquicas deste ano.

Numa nota de imprensa, o PS informa que há cinco mulheres cabeças-de-lista e dez recandidaturas.

Os 18 candidatos foram aprovados por maioria dos membros que compõem a Comissão Política do PS de Leiria.

Segundo a Comissão Política, os novos candidatos são Adriano Neto, que concorre em Amor, Marco Dionísio, pela Bidoeira, Oriana Cristóvão, pela Caranguejeira, Tiago Santos, pelo Coimbrão, Luís Prata, pela Maceira, Paula Jorge, concorre pela União das Freguesias de Monte Real e Carvide, e José Artur, pela União das Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chainça.

Apesar de ser o actual presidente da União das Freguesias de Marrazes e Barosa, Paulo Clemente, que assume a lista do PS às autárquicas, não concorreu nas últimas eleições. Isabel Afonso foi a presidente eleita, mas acabou por renunciar ao cargo, assumido por Paulo Clemente.

Os actuais presidentes de junta Helena Brites (Arrabal), Pedro Pedrosa, (Bajouca), Mário Gomes (Milagres), Vítor Matos (Regueira de Pontes), Artur Santos (União das Freguesias de Colmeias e Memória), José Cunha (União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes) Céline Gaspar (União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira), José Carlos Matias (União das Freguesias de Parceiros e Azoia) Mário Rodrigues, (União das Freguesias de Santa Eufémia e Boa Vista) e Fernanda Pedrosa (União das Freguesias de Souto da Carpalhosa e Ortigosa).

Gonçalo Lopes, presidente da Concelhia do PS de Leiria, refere, citado numa nota de imprensa, que os nomes escolhidos “conjugam a continuidade das equipas e a renovação, com apostas claras no futuro”.

“Os candidatos são cidadãos com provas dadas na vida social, política e económica e na gestão autárquica, uma boa parte deles já integrando as atuais equipas, estando assim assegurada a necessária constância de políticas e processos”, acrescentou o também presidente da Câmara de Leiria.

Na reunião da concelhia, Gonçalo Lopes agradeceu “a confiança de todos” depositada na sua candidatura ao Município de Leiria e “no projecto de uma Leiria Nova”, reiterando que “as freguesias são parte essencial de um território equilibrado, harmonioso, inclusivo e sustentável”.

“Tenho um enorme orgulho nas equipas que têm gerido as freguesias do município e que agora, mais uma vez, dão uma prova de resiliência e de lealdade a este projecto que iniciámos há quase 12 anos e que transformou Leiria. Os desafios que temos pela frente exigem seriedade, competência e trabalho árduo”, sublinhou.