Sociedade

Cidadãos são convidados a dar o seu contributo para a estratégia da década, para Pombal

13 jul 2023 11:29

Autarquia dará a conhecer melhor documento durante o Bodo

cidadaos-sao-convidados-a-dar-o-seu-contributo-para-a-estrategia-da-decada-para-pombal
Período de participação pública irá decorrer até ao dia 11 de Agosto
Ricardo Graça/Arquivo

Pombal abre à participação pública o Plano de Acção Pombal 2030

O Município de Pombal está a convidar os pombalenses a contribuirem para o Plano de Acção Pombal 2030, ferramenta para o desenvolvimento económico, social e ambiental do concelho para a próxima década.

Para o efeito, foram disponibilizados dois canais de comunicação; o email estrategia2030@cm-pombal.pt, e um formulário no portal autárquico.

Segundo a autarquia, a Estratégia de Desenvolvimento Pombal 2030 está em fase final de elaboração, tendo sido já apresentada, em reunião de Câmara Municipal, a Proposta Prévia do Plano de Acção.

Nessa ocasião, o documento mereceu várias críticas e alertas de parte da oposição (PS), por não conter "medidas concretas".

O período de participação pública irá decorrer até ao dia 11 de Agosto.

Está ainda a ser ultimada uma campanha de divulgação deste documento durante as Festas do Bodo, através da exposição interactiva POMBAL2030 – UM PROCESSO PARTICIPATIVO E PARTICIPADO patente nos claustros do edifício dos Paços do Concelho, além de uma apresentação pública e de uma acção a decorrer no centro de Pombal.

A Estratégia de Desenvolvimento Pombal 2030 apresenta quatro "objectivos estratégicos" que devem servir como orientadores do Plano de Acção:

- Pombal mais competitivo e digital, assente numa dinâmica de transição sustentada da economia local, capaz de atrair investimento estruturante;

- Pombal mais sustentável e resiliente, contribuindo para um território seguro, adaptável e promotor de uma transição energética e climática;

- Pombal mais coeso e inclusivo, promotor da igualdade no acesso a bens e serviços essenciais, da inclusão social e da qualidade de vida;

- Pombal mais conectado ao território e às pessoas, alicerçado num desenvolvimento integrado, equilibrado e diferenciador.