Sociedade

Cidadãos da Marinha Grande enviam queixa à Procuradoria Geral da República

17 out 2017 00:00

Grupo de pessoas quer investigação ao incêndio que devastou Mata Nacional de Leiria.

cidadaos-da-marinha-grande-enviam-queixa-a-procuradoria-geral-da-republica-7360

Um grupo de cidadãos da Marinha Grande enviou uma queixa dirigida à procuradora Geral da República a pedir para investigar o incêndio que devastou grande parte da Mata Nacional de Leiria, no domingo.

No documento, os cidadãos solicitam à procuradora que “dê início a uma investigação criminal para apuramento da responsabilidade dos actos que não foram praticados por aqueles que tinham por obrigação agir preventivamente e procurar minimizar aquilo que demorou 700 anos a ser criado”.  

Além dos “responsáveis directos” pela “catástrofe” que se abateu sobre a Marinha Grande, e que “a Polícia Judiciária estará a fazer o seu trabalho” na identificação destes, “há outros responsáveis”, referem.

“Ao longo dos anos o pinhal foi votado ao esquecimento. Não foi feita limpeza. Não foi feito o que era exigido em termos de reorganização da mata. Não foram criados acessos ou limpos os que existem. Como consequência de tudo isso, em menos de 24 horas o pinhal de Leiria desapareceu”, adiantam os cidadãos.  

Para os cidadãos, “há quem tenha por função cuidar da mata, do pinhal e criar as condições mínimas para que ali não estivesse um barril de pólvora”, mas “não o fizeram”.  

Segundo a denúncia, “parece que a preocupação do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas não estava centrada na preservação do pinhal, na sua limpeza ou cuidado” e as “afirmações que vêm nas notícias ao longo dos últimos anos evidenciam isso”.  

“Alguém é responsável e é necessário que essa responsabilidade seja apurada. Desconhecemos qual o artigo ou artigos da lei que preveem o crime que aqui foi cometido por aqueles que são responsáveis por cuidar do pinhal, daquele que existiu e foi destruído. Terão prevaricado nas funções que lhe incumbiam, sem dúvida”, salienta o documento. 

E acrescenta: “Cometeram crime, desconhecemos se há crime maior do que aquele que os nossos olhos veem, mas por certo que a culpa não pode morrer solteira tal como o nosso pinhal. Não foi apenas quem deu início ao fogo que é aqui responsável.”  

O incêndio que afectou o concelho da Marinha Grande no domingo teve início em Burinhosa, no concelho de Alcobaça, e obrigou à evacuação de algumas zonas na praia da Vieira, onde o parque de campismo foi parcialmente destruído pelas chamas.