Sociedade

Chuva impede Carnaval das crianças nas ruas de Leiria e na Marinha Grande

8 fev 2024 13:49

Carnaval das escolas passa para tenda e para o parque de exposições

chuva-impede-carnaval-das-criancas-nas-ruas-de-leiria-e-na-marinha-grande
O tradicional desfile de Carnaval pelas ruas das cidades foi cancelado
CMMG

 

 

As previsões climatéricas de chuva para esta sexta-feira obrigou as autarquias a alterar o tradicional desfile de Carnaval dos alunos das escolas.

 

Assim, a festa dos mascarados do ensino pré-escolar e 1.º ciclo de Leiria, dará lugar, a uma grande Festa na Super Tenda instalada no Largo do Papa Paulo VI, junto ao Jardim Luís de Camões.

Também, nesta Super Tenda, as noites de 10 e 12 de Fevereiro são de folia e muita animação.

Com entrada livre, há espaço para máscaras, serpentinas, música animada e as típicas travessuras de Carnaval, que prometem fazer as delícias de todos aqueles que não resistem ao apelo da folia e alegria carnavalescas.

No sábado, 10 de Fevereiro a partir das 22 horas, a animação está a cargo da Dupla mete Cá Sets – André L e Daniel F.

Na segunda-feira, também a partir das 22 horas, saltam para o palco, os Usados Com Garantia - Nuno Carreira, Mister M e Carlos Romão.

Domingo, dia 11 de Fevereiro, está programado uma subida ao Castelo de Leiria onde, entre as 10 e as 13 horas, e entre as 14 e as 16 horas, comemorando-se o Entrudo, com o tema “Entroydo” - Festas e Folguedos - Recreação de Carnaval Medieval, no século XIII.

 

Segundo uma nota de imprensa da Câmara de Leiria, o Castelo de Leiria era um lugar de festas e folguedos, “onde todos se divertiam com o Bobo da Corte, que fazia piadas e gracejos, contava histórias e cantava canções enquanto os nobres riam e aplaudiam”.

“As guloseimas eram doces e salgadas, com frutas e queijos, bolos e tortas, tudo preparado com esmero pelos cozinheiros do Castelo. Brincavam às corridas de sacos, ao cabo de guerra, à dança das cadeiras, entre outros”, lê-se no comunicado.

Nesta recreação de Carnaval medieval, serão apresentadas comedorias, danças de época, desfile de máscaras, jogos e teatro de marionetas. O público é desafiado a participar e a interagir.

 

Carnaval das escolas no Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande

O desfile de Carnaval das escolas da Marinha Grande irá realizar-se no Parque Municipal de Exposições, esta sexta-feira, entre as 10 e às 12 horas, devido à previsão de chuva.

Segundo um comunicado da Câmara, “manter-se-á a animação prevista, incluindo música, mascotes e desfile das escolas dentro do pavilhão”.

Na freguesia de Vieira de Leiria, a animação de Carnaval acontecerá nos respectivos estabelecimento de ensino, tendo sido cancelado o desfile pelas ruas da vila.

 

A organização das iniciativas é do Município da Marinha Grande, que conta com o apoio dos três Agrupamentos do concelho, estabelecimentos de ensino privado, Junta de Freguesia da Marinha Grande, Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Bombeiros Voluntários de Marinha Grande e de Vieira de Leiria, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana e Tocándar.